Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Uso emergencial de vacinas contra mpox é renovado pela Anvisa

Foto: Myke Sena

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) renovou a autorização que dispensa o registro das vacinas contra a mpox no país. O despacho foi publicado na terça-feira (27) no Diário Oficial da União.

Leia também:
Mpox: Anvisa aprova resolução que dispensa registro para importação de medicamentos e vacinas

A renovação da dispensa foi aprovada por unanimidade pela diretoria colegiada da Anvisa. A medida, de caráter excepcional e temporário, permite que as vacinas continuem sendo utilizadas mesmo sem registro no Brasil, por seis meses, contados a partir do último dia 23.

A dispensa vale para as duas vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde para a prevenção ou tratamento da doença: Jynneos e a Imvanex, fabricadas pela empresa dinamarquesa Bavarian Nordic e pela alemã IDT Biologika.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

No Brasil, até o momento, não há submissão de protocolo de ensaio clínico em vacinas ou medicamentos para ser conduzido no Brasil, e não existe protocolo submetido ou mesmo vacina já registrada pela Anvisa com a indicação de imunização contra a mpox.

Cenário

Em agosto de 2022, a Anvisa liberou, pela primeira vez, a vacinação contra a mpox no Brasil de forma provisória. Em 2023, foram distribuídas todas as 49 mil doses das vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde.

Do início de 2024 até 17 de agosto foram notificados 791 casos confirmados e prováveis de mpox no país. A região com maior notificação é o Sudeste, com 81,4% dos casos.

Neste mês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

SBT News

Notícias relacionadas

Saúde

O governo de Portugal enviou ao Brasil, na terça-feira (7), ampolas de fomepizol injetável, medicamento essencial para o tratamento de intoxicação por metanol. A...

Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de ampolas de glicose produzidas pela Samtec Biotecnologia Ltda. A medida atinge o produto...

Brasil

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (2) o regime de urgência para proposta que torna crime hediondo a adulteração de alimentos...

Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nota de esclarecimento após declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que associou o...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO