O Rio Grande do Norte poderá receber a construção de 490 Barragens Subterrâneas em 77 municípios do estado. Essas construções são fruto de uma parceria entre o Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), e o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Leia também:
Cajueiro de Pirangi será fechado para manutenção
Para as construções, está previsto um investimento de R$ 11.355.426,60 que será responsabilidade de três entidades sem fins lucrativos: a Associação de Apoio às Comunidades do Campo (AACC), a Cooperativa de Trabalho e Serviços Técnicos de Reforma Agrária (Cooptera) e o Centro de Estudos e Assessoria Aplicados ao Desenvolvimento (CEAAD).
Como forma de garantir o sucesso das obras pelas três entidades, a Sape/RN e o MDS promoveram um Curso de Barragens Subterrâneas, que aconteceu de 2 a 5 de setembro, com coordenação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA).
Além de discussões entre os órgãos, aconteceu uma visita técnica no município de Poço Branco (RN), que oportunizou a construção coletiva de conhecimentos por meio da observação de experiências reais com a tecnologia de barragem subterrânea na região. Em outubro, estão programados encontros de imersão na parte prática do processo de construção das barragens. Na oportunidade, serão construídos modelos reais de barragens subterrâneas em local que ainda será definido.