Saúde

Walfredo Gurgel recebeu mais de 800 atendimentos de acidentes envolvendo motociclistas em agosto

Foto: Thalles Ikaro/TV Ponta Negra

Somete no mês de agosto, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, principal unidade de saúde pública da rede estadual, registrou, um novo recorde de atendimentos a acidentes envolvendo motociclistas. Durante os 31 dias do mês, 899 pessoas deram entrada no hospital, localizado em Natal, vitimadas por quedas de moto.

Leia também:
Confirmado o primeiro caso de Febre Oropouche no Rio Grande do Norte

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap), do total, 346 foram acidentados em vias da capital e cerca de 70% da Grande Natal. Assim, além do novo recorde, os acidentes de moto alcançaram, pela primeira vez na história, o posto de principal causa de internação nos leitos do Walfredo Gurgel, ultrapassando os casos de AVC e queda da própria altura.

A subida nos números, em especial durante julho e agosto, que registraram os recordes seguidos da série histórica, suscitou uma intensificação do Programa Vida no Trânsito (PVT). Durante a manhã desta quinta-feira (12), os integrantes do PVT, representados pela Sesap, Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Mobilidade Urbana (STTU), Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Comando de Policiamento Rodoviário Estadual da Polícia Militar (CPRE), reuniram-se na sede da superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, para apresentar os dados à imprensa e as ações que já estão sendo realizadas para combater o quadro crítico.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Cada cirurgia ortopédica feita no Walfredo Gurgelcusta em torno de R$ 6 mil. Vão se somando período de internação, medicamentos, novas cirurgias e outros custos. O cálculo do que o Walfredo aporta apenas para tratar dos acidentes de moto é de aproximadamente R$ 20 milhões por ano, e crescendo. Para além dos números e da própria pressão que o hospital sofre, estamos falando de vidas. São pessoas em sua maioria homens entre 21 e 50 anos, que ficam com sequelas, impossibilitados de trabalhar, com a família sofrendo. Então, fazemos um apelo para que as pessoas possam ter mais cuidado e paciência”, afirmou a secretária-adjunta da Sesap, Leidiane Queiroz.

Já há vários meses que o PVT vem discutindo um calendário de ações, em especial na parte de fiscalização. Disso, sai um planejamento de blitzen conjuntas semanais, em diversos pontos da cidade, envolvendo STTU, CPRE e PRF. “Estamos fazendo o trabalho unificado duas vezes por semana, além das blitzen que cada instituição faz separadamente todo dia. Temos todo o levantamento das áreas críticas e trabalhamos esses dados em conjunto com os demais órgãos”, explicou João Filho, agente da STTU.

O plano dos integrantes do PVT é intensificar as medidas preventivas, com o foco na diminuição dos acidentes, dentro das próximas semanas, com uma periódica avaliação dos dados.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

A PRF prendeu um homem de 45 anos por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e adulteração de sinal identificador de...

Natal

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta segunda-feira (12), que o Ministério das Relações Exteriores suspenda o passaporte diplomático...

Cidades

Um acidente de trânsito envolvendo uma caminhonete, que atingiu dois carros e uma moto estacionados, foi registrado na noite desta quarta-feira (7), em Nova...

Cidades

Um acidente em Parnamirim ocorrido na manhã desta terça-feira (6) causou lentidão no trânsito da avenida Olavo Montenegro, na região da COOPHAB, em Parnamirim....

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile