Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Pesquisa identifica remédio capaz de matar células de câncer de mama agressivo. Entenda

PL garante testes genéticos no SUS para mulheres com risco elevado de câncer de mama, ovário e colorretal. Projeto segue para a Câmara.
Foto: Freepik

Pesquisadores da Universidade do Missouri, nos EUA, identificaram um novo medicamento que pode revolucionar o tratamento do câncer de mama triplo-negativo (TNBC), uma das formas mais agressivas da doença. Esse tipo de câncer representa 15% dos casos de câncer de mama no mundo e é particularmente desafiador porque não possui os três receptores comuns que muitas terapias, como a quimioterapia e imunoterapia, visam.

Leia também:
Por que shows e festivais são tão caros no Brasil?

Atualmente, a maior parte dos pacientes passa por intensas sessões de quimioterapia, que resultam em efeitos colaterais severos, como náuseas, dores e perda de cabelo.

O medicamento, conhecido como composto RO, não apenas mata as células cancerígenas, mas também impede a formação dos vasos sanguíneos necessários para o crescimento dos tumores, de acordo com a pesquisa.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O estudo, liderado por Salman Hyder e Yayun Liang, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade do Missouri, descobriu que o composto RO atua bloqueando a síntese do colesterol, processo essencial para o crescimento das células tumorais.

“As células cancerosas se replicam rapidamente, e para isso, precisam de colesterol para suas membranas e para a produção de energia nas mitocôndrias”, explicou Hyder.

Uma alternativa promissora aos tratamentos tradicionais
Essa descoberta abre caminho para uma alternativa promissora à quimioterapia tradicional, oferecendo aos pacientes uma abordagem menos tóxica e com menos efeitos colaterais. “Nosso objetivo final é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, oferecendo uma opção menos agressiva”, afirmou Hyder, que há anos se dedica à pesquisa do câncer de mama.

Os resultados foram apresentados recentemente na reunião anual da Endocrine Society, em Boston, e sinalizam um avanço importante no combate ao câncer de mama triplo-negativo, oferecendo esperança para futuras terapias mais eficazes e menos invasivas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Toda a minha carreira foi dedicada à pesquisa do câncer de mama. Como nenhuma droga foi encontrada que tenha como alvo específico o TNBC, tenho estado em uma missão para encontrar uma solução , e esta nova descoberta é muito promissora.”, disse Hyder.

*SBT News: Com informações do Futurity

Notícias relacionadas

Saúde

O consumo de ultraprocessados aumentou de forma expressiva nos últimos quarenta anos, segundo uma série de artigos publicados por uma revista científica internacional. O...

Saúde

A Vacina da Covid-19 pode desempenhar um novo papel no tratamento de diferentes tipos de câncer, segundo um estudo conduzido por pesquisadores dos Estados...

Saúde

O câncer segue como uma das principais causas de mortalidade no país. Entre 2023 e 2025, o Brasil registrou cerca de 705 mil casos,...

Saúde

Um estudo publicado na revista Nature Neuroscience aponta que a inflamação no cérebro pode ser peça-chave para o desenvolvimento e a progressão do Alzheimer....

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO