O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (16), alerta vermelho de “perigo” e “grande perigo” para regiões que irão registrar baixa umidade relativa do ar.
No alerta, o órgão disse que cidades do Mato Grosso, Goiás e Tocantins podem registrar umidade relativa do ar abaixo de 12%. Além deles, o Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Bahia, Piauí e Ceará, principalmente durante a tarde desta segunda.
Nesses estados, as temperaturas devem variar entre 39° C em Palmas, com mínima de 16ºC em Belo Horizonte. Além disso, há possibilidade de geada no extremo sul do Rio Grande do Sul.
Como se cuidar com o tempo seco?
A onda de calor e o tempo seco, que atingem várias regiões do país, podem impactar a saúde dos olhos da população, causar altos níveis de desidratação, sintomas respiratórios e secar a mucosa dos lábios.
Para evitar problemas oculares, medidas simples como a utilização de óculos de sol, fazer compressas de água gelada e vasilhas com água ou umidificadores podem melhorar a saúde dos olhos nos climas secos.
Para evitar a desidratação, a dica é uma só: beber bastante água.
Especialistas explicam que, apesar de não existir uma fórmula exata para todas as pessoas, uma orientação básica pode ser seguida: deve-se consumir cerca de 35 ml de água para cada quilo corporal.
Por exemplo, 2,5 litros para um homem de 70 kg e 2,2 litros para uma mulher de 58 kg.