Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Aumento de casos de varicela em Natal: Secretaria de Saúde reforça cuidados

Foto: SMS/Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal emitiu um alerta para o aumento de casos de varicela (catapora) devido à sazonalidade da doença, que tende a registrar mais notificações entre os meses de outubro e fevereiro. A varicela, causada pelo vírus Varicela-Zoster, é altamente contagiosa e afeta principalmente crianças, embora possa trazer complicações mais sérias em adultos.

Leia também:
Doação de Órgãos: CIOPAER realiza transporte aéreo urgente no RN

Aumento de Casos em 2024

Em 2023, Natal registrou 48 casos isolados de catapora e 3 surtos em ambientes institucionais ou entre pessoas com vínculo entre si. Já em 2024, até o momento, foram confirmados 38 casos isolados e o número de surtos permanece em 3.

Sintomas e Formas de Transmissão

Os principais sintomas da varicela incluem febre, mal-estar, dor de cabeça, erupções na pele, coceira e bolhas no corpo e mucosas. A doença tem um período de incubação de 4 a 16 dias e se espalha facilmente por meio do contato com secreções respiratórias ou o líquido das bolhas formadas na pele.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Embora geralmente seja benigna em crianças, a varicela pode causar complicações graves em adultos, tornando a prevenção e o controle essenciais.

Prevenção e Vacinação

A melhor forma de prevenir a varicela é por meio da vacinação. A imunização é oferecida com a vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela. Em Natal, a vacina é indicada para crianças aos 15 meses e aos 4 anos. Atualmente, cerca de 47% do público-alvo já foi vacinado.

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Pontos extras de vacinação também estão disponíveis no Midway Mall e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.

Recomendações da Secretaria de Saúde

A SMS reforça a importância de procurar uma unidade de saúde ao surgirem sintomas da doença, especialmente após contato com pessoas infectadas. O diagnóstico precoce e a orientação de um profissional são essenciais para evitar complicações e controlar a disseminação da varicela.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Brasil

As denúncias de material explícito envolvendo crianças e adolescentes recebidas pela organização não governamental (ONG) SaferNet, que atua na promoção e defesa dos direitos humanos na...

Saúde

Nos últimos anos, o Brasil tem registrado um aumento significativo na busca por doulas — profissionais que oferecem apoio físico, emocional e informativo às...

Saúde

O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025, conforme dados atualizados do Ministério da Saúde. Até o...

Saúde

Peixes, moluscos, crustáceos, polvos e lulas tradicionamente ganham destaque na mesa dos natalenses durante a Semana Santa. Mas alguns cuidados devem ser observados. A...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO