Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

ETE Jaguaribe entra em fase de testes para iniciar funcionamento em janeiro

Foto: ACS Caern

A Estação de Tratamento de Esgoto Professor Cícero Onofre de Andrade Neto (ETE Jaguaribe), na Zona Norte de Natal, começou esta semana a fase de testes, última etapa para que a unidade entre em operação, prevista para janeiro de 2025. Nesta sexta-feira (4), a Caern está iniciando o preparo do terreno onde será implantado o emissário, uma tubulação que vai ligar a ETE ao estuário. Para isso, está sendo feita uma supressão vegetal, etapa autorizada pelo Idema, junto com o projeto de reflorestamento para a área.

Leia também:
Praia da Redinha passa a integrar decreto de emergência devido ao avanço da maré

Os testes iniciados são os de tratamento preliminar (comissionamento), que são testes eletromecânicos, utilizando água, para checar o funcionamento dos equipamentos. É uma etapa do tratamento primário da estação. A fase de testes englobando todas as etapas do funcionamento da ETE – primária, secundária e terciária – terá a duração de 90 dias, sendo concluída em dezembro.

Paralelamente aos testes, será concluída a construção do emissário, prevista para 15 de dezembro. Nessa fase, também será executado o projeto de reflorestamento da área do emissário apresentada e aprovada pelo Idema, como forma de minimizar os impactos ambientais da construção do equipamento.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

ETE MODERNA

A ETE fica localizada no bairro da Redinha e quando entrar em funcionamento, deverá receber as contribuições sanitárias domiciliares de toda a Zona Norte. Com uma vazão média de 840 L/s, tem capacidade para atender uma população de 455.639 habitantes. É um divisor de águas para a região, que atualmente atende apenas um trecho do bairro Igapó e pequeno trecho de Salinas, além de indústrias no Distrito Industrial de Natal em Nossa Senhora da Apresentação.

O atendimento das ligações dos imóveis à rede de esgotamento se dará de forma gradual desde o início de operação da ETE até o prazo para conclusão da implantação. Cada imóvel vai receber um aviso oficial da Companhia autorizando a interligação da residência à rede da Caern.

A estação de tratamento terá capacidade de tratar efluentes em nível terciário e serão compostas de caixas de areia e gradeamento mecanizados, seguidos por reatores UASB, câmaras anóxicas, tanques de aeração com biodiscos, decantadores secundários, remoção de fósforo com flotação por ar dissolvido e desinfecção UV, além das unidades de desidratação mecanizada de lodo, queima de biogás, controle de odores e unidades auxiliares. Nenhuma estação de tratamento de efluentes no país tem este nível de tecnologia e índice de despoluição do produto tratado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte registrou volume de 45,72% nas reservas hídricas em 2025, segundo dados do Instituto de Gestão de Águas do Rio...

Polícia

Policiais civis da 17ª Delegacia de Polícia (DP) de Parnamirim prenderam em flagrante, na manhã da última quinta-feira (4), uma mulher suspeita de cometer...

Rio Grande do Norte

O volume de água no Rio Piranhas atingiu 3,80 metros no ponto de captação da adutora Manoel Torres e começou a transpor o muro...

Cidades

Na madrugada desta terça-feira (5), um acidente em Triunfo Potiguar causou sérios transtornos no abastecimento de água em seis cidades da região Oeste do...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO