O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou neste sábado (5), o sorteio das seções eleitorais, cujas urnas eletrônicas serão submetidas à auditoria durante as eleições neste domingo (6).
Foram sorteadas as seguintes urnas:
2 urnas eletrônicas para teste de integridade com biometria
– Zona 03 – Seção 476 – Município – Natal
– Zona 03 – Seção 477 – Município – Natal
18 urnas eletrônicas para teste de integridade
– Zona 01 – Seção 632 – Município – Natal
– Zona 09 – Seção 182 – Município – Tibau do Sul
– Zona 15 – Seção 46 – Município – São José de Campestre
– Zona 46 – Seção 114 – Município – Ielmo Marinho
– Zona 47 – Seção 28 – Município – Pendências
– Zona 35 – Seção 40 – Município – Apodi
– Zona 67 – Seção 117 – Município – Nísia Floresta
– Zona 19 – Seção 47 – Município – Lagoa de Velhos
– Zona 27 – Seção 73 – Município – São Rafael
– Zona 64 – Seção 196 – Município – Maxaranguape
– Zona 8 – Seção 90 – Município – Santa Maria
– Zona 04 – Seção 375 – Município – Natal
– Zona 45 – Seção 63 – Município – Severiano Melo
– Zona 29 – Seção 172 – Município – Assú
Zona 65 – Seção 82 – Município – Marcelino Vieira
– Zona 11 – Seção 25 – Município – Canguaretama
– Zona 02 – Seção 046 – Município – Natal
– Zona 20 – Seção 36 – Município – Currais Novos
3 urnas eletrônicas para teste de autenticidade dos sistemas eleitorais
– Zona 44 – Seção 27 – Município – Lagoa Salgada
– Zona 63 – Seção 11 – Município – Portalegre
– Zona 13 – Seção 103 – Município – Santo Antônio
Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais
O Teste de Autenticidade verifica se o sistema da urna eletrônica é o mesmo autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa auditoria acontece no domingo (6), na própria Seção Eleitoral escolhida ou sorteada, em momento anterior ao início da votação. O procedimento é realizado pelo juiz eleitoral, na presença das entidades fiscalizadoras, do presidente de mesa e de mesários.
Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas
Os votos preenchidos nas cédulas de papel, com base no caderno de candidatas e candidatos da própria localidade escolhida ou sorteada, e armazenados em urnas de lonas lacradas serão digitados nas urnas eletrônicas que passarão pelo Teste de Integridade, das 8h às 17h do domingo (6) – mesmo horário da votação oficial, simulando o funcionamento e a movimentação das Seções Eleitorais, inclusive com a emissão da zerésima (documento que comprova não haver votos previamente registrados) no início dos trabalhos.
Para garantir a transparência do processo, os trabalhos são realizados em ambiente aberto ao público, no Fórum Eleitoral de Natal, localizado na Av. Rui Barbosa, nº 215, Tirol.
Teste de Integridade com Biometria
O Teste de Integridade com Biometria será realizado na Universidade Potiguar (UNP) – Unidade Salgado Filho (situada na Av. Sen. Salgado Filho, 1610 – Lagoa Nova, Natal/RN – CEP 59.056-000). O procedimento diferencia-se do que ocorre no Fórum Eleitoral de Natal porque as eleitoras e os eleitores das Seções Eleitorais auditadas serão convidados, depois de votar, a desbloquear com a sua biometria uma urna eletrônica idêntica à da sua Seção de origem, posicionada em outra sala. Após a liberação, os votos lançados em cédulas de papel serão digitados por servidoras e servidores no equipamento.
Participaram dos sorteios a presidente do TRE-RN Desembargadora Lourdes Azevedo, a procuradora regional eleitoral Clarisier Morais, o comandante da 7ª brigada de infantaria motorizada, General Candian, a diretora-geral do TRE-RN Ana Esmera Pimentel, além da juíza Ana Paula Nunes, presidente da comissão de auditoria da votação eletrônica para as eleições 2024, o procurador da república e representante do Ministério Público na comissão, além de representantes de entidades civis e autoridades militares.
