Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

XX Feira Nacional do Camarão: FENACAM celebra duas décadas de inovação e crescimento na aquicultura

Foto Cedida: José Aldenir

Comemorando 20 anos de sucesso, a XX Feira Nacional do Camarão (FENACAM) foi oficialmente lançada e será realizada entre os dias 19 e 22 de novembro de 2024, no Centro de Convenções de Natal. Considerada o principal evento do setor de carcinicultura e aquicultura do Brasil, a feira reúne anualmente os maiores nomes da área, além de expositores nacionais e internacionais. A abertura oficial ocorrerá no dia 19 de novembro, às 19h.

O lançamento da feira, ocorrido ontem, contou com a presença de importantes autoridades, como a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, a secretária de turismo de Natal, Ohana Fernandes (Prefeitura do Natal), o superintendente do Ministério da Pesca no RN, David Borges, a subsecretária de Pesca e Aquicultura do RN, Maria Luiza, além de Laumir Barreto (Fecomercio), produtores, carcinicultores, líderes e representantes de várias entidades de classe ligadas ao setor.

Foto Cedida: José Aldenir

Desde a sua primeira edição, a FENACAM tem sido um ponto de encontro para produtores, cientistas e empresários de várias partes do mundo, promovendo o desenvolvimento sustentável da aquicultura. Nesta edição especial, a feira contará com mais de 200 expositores em um pavilhão de 8.000 m², além de simpósios técnicos e científicos que abordarão os mais recentes avanços em tecnologias, práticas sustentáveis e inovação. O evento promete reunir 7 mil participantes e 50 palestrantes nacionais e internacionais.

O destaque do evento de ontem foi o anúncio da governadora do RN, Fátima Bezerra, para o “Projeto Camarão”, lei voltada para o incentivo à interiorização da carcinicultura no Rio Grande do Norte, promovendo o acesso dos pequenos e médios produtores às tecnologias mais avançadas do setor. O presidente da FENACAM e da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, destacou a importância da iniciativa: “Esse incentivo para a interiorização é uma grande notícia para nosso setor, pois o estado possui todos os recursos naturais adequados a serem explorados, como o aquífero Jandaíra. A importância dessa lei é permitir que o micro e pequeno produtor possam usufruir desse grande potencial, ampliando a produção do litoral para o interior. É com imensa alegria que esperamos anunciar, na FENACAM, a aprovação dessa lei para os produtores potiguares.”

Foto Cedida: José Aldenir

Durante o evento de lançamento, a governadora Fátima Bezerra reforçou a expectativa em torno da sanção do “Projeto Camarão”: “O governo tem atuado fortemente nesta área. Assumimos o compromisso de implementar uma política de incentivo ao setor e estamos cumprindo. Esperamos que, na abertura da FENACAM, possamos celebrar a sanção do plano estadual de interiorização da carcinicultura, trazendo incentivos ao pequeno produtor e uma expansão segura, com acompanhamento de licenciamento ambiental. São iniciativas como essa que fortalecem a cadeia produtiva, gerando empregos e melhorando a renda do povo potiguar.”

Maria Luiza, subsecretária de Pesca e Aquicultura do RN, também destacou os benefícios do projeto: “Nosso potencial é imenso. Atualmente, produzimos cerca de 30 mil toneladas de camarão por ano, e, com a interiorização, esse número pode triplicar. O projeto garante o monitoramento da qualidade da água, acelera a emissão de licenças ambientais sem custos adicionais e incentiva o produtor a retomar o interesse pela produção de camarão, promovendo a valorização do produto.”

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Histórico da FENACAM: Tradição e grandiosidade

Em suas 19 edições anteriores, sempre sob o comando de Itamar Rocha, a FENACAM só fez crescer ano após ano. Começou com um pequeno encontro e já na quarta edição, em 2007, uniu-se ao IV Simpósio Internacional de Carcinicultura e o I Simpósio Internacional de Aquicultura, atraindo para Natal piscicultores de todo o Brasil.

Desde então, a FENACAM passou a reunir especialistas, estudantes e empresários dos dois mais importantes segmentos da aquicultura, para debater temas, discutir problemas e propor soluções. Em números bastante expressivos, nas 19 edições anteriores, foram mais de 445 palestrantes, que proferiram mais de 912 palestras nos Simpósios Internacionais de Carcinicultura e Aquicultura, representando mais de 31 diferentes países. A participação de profissionais da área, empresários e estudantes já ultrapassa 26.000 participantes, e a Feira Internacional de Aquicultura recebeu um total de 89.039 visitantes.

Quanto à participação de empresas expositoras, entre nacionais e internacionais, foram mais de 497 empresas, sendo que 25 delas expõem desde a primeira edição da FENACAM em 2004.

Novidades para a edição comemorativa dos 20 anos, em 2024

“A cada edição, o evento se consolida como um espaço de encontro e aprendizado, onde produtores, cientistas, empresários e entusiastas se juntam para explorar novos caminhos na aquicultura e, de forma especial, na carcinicultura,” afirma Itamar Rocha. Segundo ele, a FENACAM já se consagrou como um evento de referência: “Não é exagero afirmar que o evento, por meio de seus seminários, workshops e exposições, aliado à capacitação de profissionais e à realização de milhares de negócios, contribui com ideias para o crescimento sustentável e responsável da carcinicultura e da aquicultura brasileira.”

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para marcar essa edição histórica, uma das principais novidades será o lançamento de um aplicativo exclusivo da FENACAM. A partir do aplicativo, os participantes poderão obter informações gerais sobre o evento, realizar inscrições, reservar estandes, acessar a programação completa e submeter trabalhos técnicos para os simpósios. A organização já informa que o APP já está disponível para download nas lojas de aplicativos da Apple (iPhone) e do Google (Android).

Notícias relacionadas

Brasil

Um vendedor ambulante foi preso por suspeita de aplicar um golpe em uma turista chilena na orla de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. O...

Educação

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) abre suas portas em mais uma edição da Feira das Profissões. O evento, que...

Economia

A empresa Turc Operações Marítimas, especializada em engenharia e manutenção naval, venceu o leilão de concessão do Terminal Pesqueiro Público de Natal, realizado na...

Natal

A Ferreira Costa será palco de um verdadeiro mergulho na história e nas memórias afetivas neste final de semana. Localizada na Av. Engenheiro Roberto...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO