O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado para o resgate de brasileiros no Líbano – palco do conflito entre Israel e Hezbollah – chegou ao Brasil. A aeronave KC-30 pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 8h20 desta quinta-feira (10), sendo o terceiro voo da Operação Raízes do Cedro a regressar ao país.
Ao todo, 218 brasileiros foram resgatados na operação, com prioridade para idosos, mulheres, crianças, grávidas, doentes e pessoas com deficiência. Também foram embarcados cinco animais domésticos.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, 7 mil dos cerca de 20 mil brasileiros que vivem no Líbano fizeram o pedido de regresso. A pasta disse que, inicialmente, a previsão é de resgatar 3 mil pessoas, sendo cerca de 500 por semana. Em cinco dias de operação, 674 brasileiros já foram retirados do país, além de 11 pets.
O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, disse que está em contato com brasileiros e seus familiares próximos para a organização de novos voos de repatriação. Tudo está sendo coordenado conforme as condições de segurança no terreno.