Cidades

Museu Câmara Cascudo recebe ações de divulgação científica para crianças

Foto: Cícero Oliveira

O Museu Câmara Cascudo (MCC/UFRN) celebra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o maior evento de divulgação científica do país. Em 2024, o tema escolhido propõe refletir sobre a diversidade, os saberes e as tecnologias sociais em torno dos Biomas do Brasil. No MCC, as atividades se concentram na sexta-feira (18), e no sábado (19), trazendo ações voltadas para públicos de diversas idades, principalmente crianças.

Leia também:
IFRN promove concurso literário em comemoração aos 115 anos

A programação começa com o Planetário Barca dos Céus, que traz sua cúpula ao Pavilhão Expositivo para sessões na sexta e no sábado. Com nova mediação, a pergunta por onde anda a lua? é o mote da atividade que propõe refletir e entender como o céu inspirou e inspira a imaginação de diferentes povos na contação de suas histórias. As inscrições para cada sessão serão realizadas na recepção do museu. O projeto de extensão do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física e de Astronomia do Departamento de Física da UFRN realiza, ainda, atividades de observação do céu no Parque do Museu.

O sítio-escola de Arqueologia também volta a receber crianças para experimentarem e descobrirem o trabalho dos profissionais que desvendam o passado por meio dos vestígios da ocupação humana em outros tempos. São duas sessões na sexta e quatro sessões no sábado, também com inscrições realizadas no local.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A programação da sexta ainda traz a mediação De qual bioma?, que leva crianças de 7 a 11 anos por uma jornada que vai da Caatinga à Mata Atlântica, com Glauco Freire, do Laboratório de Botânica Sistemática da UFRN. Além de uma nova edição da oficina Flicts nas cores do parque, que aborda os temas da autoaceitação e do respeito às diferenças. Os detalhes sobre as inscrições estão disponíveis no site do museu.

No sábado, o Clube de Ciências do IFRN traz a mediação Vida e Energia, que oferece uma série de experimentos interativos que desvendam a energia e suas transformações. Crianças de até 12 anos podem participar das oficinas Conhecendo bichinhos de jardim, que busca revelar os insetos que habitam vasos e canteiros de terra, ou da Há impostores entre nós, que busca explicar, de forma lúdica, como identificar notícias e informações falsas.

Para terminar o sábado, a brincante seridoense Catarina Calungueira traz seu teatro de João Redondo, diretamente de Ipueira (RN), para a apresentação Auto do Boi Aurora. Por meio dos bonecos de mamulengo, das artes visuais e da poesia, a peça faz referência ao Boi de Reis, tradição potiguar, contando histórias sobre o sertão do Seridó e sobre os bichos da Caatinga, estimulando a consciência ecológica na criançada.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Um menino baleado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, permanece internado em estado grave após ter sido atingido na cabeça na sexta-feira (15). A...

Política

O PL 2.628/2022, aprovado pelo Senado em novembro de 2024, visa criar regras para plataformas digitais e ampliar mecanismos de proteção de crianças e...

Mundo

A Organização Internacional para Migrações (OIM), da Organização das Nações Unidas (ONU), lançou uma nova campanha global para combater o uso de esportes como fachada para o tráfico de crianças....

Saúde

Neste sábado (16), Natal promove o Dia D de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), com a ação “Natal unida contra o HPV”. Durante...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile