Os eleitores da capital potiguar devem escolher o próximo prefeito (a) que comandará a cidade de Natal pelos próximos quatro anos no segundo turno das Eleições Municipais 2024 que ocorrem no domingo (27). Para auxiliar o eleitor nessa escolha, O Jornal do Dia, da TV Ponta Negra, realizou uma rodada de entrevistas com os candidatos à Prefeitura. Paulinho Freire (União Brasil) participou da sabatina nesta quarta-feira (23).
Leia também:
Sabatina do Jornal do Dia: Natália Bonavides responde questões polêmicas e propõe soluções para Natal
Sob a condução da apresentadora Micarla de Sousa, com a participação dos comentaristas Walter Fonseca, Daniela Freire, Gustavo Negreiros e Bruno Barreto, o candidato respondeu a perguntas de jornalistas e comentaristas políticos sobre temas relevantes para a cidade.
“Pronto, preparado e querendo”
Em entrevistas anteriores, Paulinho Freire mencionou que está “pronto, preparado e querendo” gerir Natal. O comentarista político Walter Fonseca indagou o candidato sobre o que representa, realmente, essa expressão dita anteriormente por Paulinho.
Em resposta à Walter, o candidato revelou que sempre teve o sonho de ser prefeito de Natal. “Sempre tive o sonho de ser prefeito de Natal e acho que conseguimos formar uma aliança política muito forte para trabalhar por Natal”, afirmou, destacando que a aliança com deputados e senadores é importante para o envio de emendas parlamentares, uma vez que só através da destinação das verbas é possível colocar em prática as ações previstas no plano de governo.
Administração dos recursos do município
O jornalista convidado Gustavo Negreiros quis saber de Paulinho como ele pretende gerir os recursos do município. “Eu venho da iniciativa privada. Se precisar arroxar, nós vamos arroxar. Quando assumimos a presidência da Câmara, nós fizemos um corte grande, por isso que devolvemos R$ 9 milhões na pandemia para ajudar a Prefeitura do Natal a comprar respiradores”, enfatizou.
Gestão nova ou Paulinho dará continuidade à administração de Álvaro Dias?
O deputado federal Paulinho Freire é o candidato apoiado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. Em maio, ao anunciar Paulinho como seu candidato, Álvaro dias destacou o bom relacionamento com Paulinho Freire, ressaltando sua ajuda em diversos ministérios e expressando confiança em sua capacidade de ser um bom prefeito devido à sua experiência e conhecimento da capital.
O comentarista político do Jornal do Dia, Bruno Barreto, lembrou como Álvaro Dias lidou com as recomendações da ciência durante o período da pandemia do Coronavírus. Para o candidato, ele perguntou se Paulinho planeja seguir as orientações científicas nesse tipo de caso, ou, assim como o atual prefeito, seguirá contrário às diretrizes determinadas.
“Eu tenho o apoio de Álvaro, mas não sou Álvaro, eu sou Paulinho Freire e cada um tem uma maneira de gestão”, enfatizou.
Enriquecimento ilícito e corrupção
Natália Bonavides (PT), adversária de Paulinho nas urnas, acusa o candidato de enriquecimento ilícito e de corrupção. Micarla de Sousa lembrou as denúncias realizadas por Natália e pediu para que Paulinho trouxesse uma resposta para as acusações.
“O PT tem a síndrome do Petrolão, do Mensalão, da Lava-Jato. Quem entende muito de corrupção são eles”, respondeu.
Segundo Paulinho, não existe desvio de dinheiro nem enriquecimento ilícito. “Inclusive, eu moro de aluguel, porque eu sou empresário e já gastei tudo o que eu tinha e moro hoje de aluguel. Isso não me irrita, eu fico muito tranquilo”, completou.
“Furto por necessidade”
Uma temática polêmica que ganhou repercussão durante a campanha da deputada federal Natália Bonavides, foi o furto por necessidade. Na sabatina exibida na terça-feira com a candidata, Natália explicou que a proposta visa garantir alternativas à prisão para pessoas em situação de desespero que furtam itens de baixo valor. Segundo ela, “isso é o que já ocorre, por exemplo, com empresários que sonegam impostos, que têm a opção de restituição para evitar a prisão”. Micarla trouxe o tema para a sabatina com Paulinho questionando sua opinião sobre o assunto.
Na Califórnia, nos Estados Unidos, segundo Paulinho, um projeto semelhante causou grades problemas. “Saquearam lojas e supermercados”, disse.
Para ele, a proposta foi mal explicada e defendeu que a problemática em torno da insegurança alimentar pode ser enfrentada com educação e segurança de qualidade para a população, programas sociais e qualificação para os jovens.
Mobilidade urbana
Paulinho afirmou que a licitação do transporte público de Natal é prioridade para ele.
Reajuste do piso salarial dos professores
A jornalista convidada, Daniela Freire questionou o candidato sobre os problemas com o pagamento do reajuste do piso salarial dos professores municipais e como o candidato pretende resolvê-los caso seja eleito prefeito de Natal.
Paulinho enfatizou que haverá uma “mesa permanente de negociações” e lembrou da Lei de Responsabilidade Fiscal. “É muito bom a gente dar aumento, mas temos que ver que existe a Lei de Responsabilidade Fiscal. Tudo o que for possível fazer dentro de uma negociação, nós vamos sentar e discutir. Eu torno a dizer: Álvaro é Álvaro e eu sou eu”, argumentou.
“Homem, hétero, branco e velho”
Gustavo Negreiros falou sobre os ataques preconceituosos de sexo, raça, idade e classe social a Paulinho Freire proferidos pelo militante do PT, Rodrigo Bico, que chegou a se referir ao candidato do União Brasil como “Homem, hétero, branco e velho”.
Para Paulinho, “o discurso é um e a prática é completamente diferente”. Ele lembrou do caso envolvendo o filho de Lula, acusado de agredir e abusar psicologicamente da companheira. “Quantos discursos foram feitos por alguém do PT?”, questionou. “É filho de Lula, pode tudo?”, disse ainda.
Sobre os ataques feitos por Bico contra ele, o candidato afirmou que já ingressou com ação contra ele. “Se fosse eu que tivesse dito isso o mundo já teria se acabado”, comentou.
Ações para fortalecer a Orla de Natal
De acordo com Paulinho, a Orla de Ponta Negra, com as obras da engorda, será diferente, promovendo o turismo econômico não apenas para Natal como também para a região.
Sobre a Via Costeira, ele afirmou ser necessário promover o entretenimento na localidade. “O Plano Diretor permite isso para que a gente atraia novos investimentos, para que a gente gere empregos na nossa cidade. Vamos dar a Natal a oportunidade de sair desse eixo de “sol e mar””, destacou.
Assista à sabatina
