Cerca de 33,9 milhões de eleitores devem retornar às urnas, neste domingo (27), para decidir os futuros prefeito e vice-prefeito. O período de votação será das 8h às 17h (pelo horário de Brasília), assim como no primeiro turno. Ao todo, 51 cidades participarão do segundo turno do pleito, incluindo 15 capitais.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a apresentação do título de eleitor no dia da votação não é obrigatória. Assim, alguns documentos com foto podem ser usados para que o eleitor se identifique e consiga votar. São eles:
- Carteira de identidade (RG) ou identidade social (no caso de pessoas trans ou travestis);
- Passaporte;
- Certificado de reservista;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Carteira de trabalho ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Aplicativo e-Título (atualizado e com foto cadastrada).
- Documentos oficiais sem foto não serão aceitos nas seções eleitorais, assim como certidões de nascimento e de casamento ou carteira de trabalho digital. A medida visa assegurar a identificação dos eleitores e garantir a segurança do voto.
É importante ressaltar que, se houver dúvida quanto à identidade do eleitor, mesmo de posse de documento oficial com foto, o presidente da mesa poderá solicitar uma checagem adicional. Isso pode incluir a verificação dos dados no caderno oficial de votação, a conferência da assinatura e o posterior registro dos detalhes na ata.
Biometria
Também não será necessário estar com a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral para votar no segundo turno. Isso porque, apesar de a adesão ao sistema biométrico ter sido significativa, ainda há uma parcela da população sem identificação. Desde que esteja com o título regular, basta apresentar um dos documentos citados acima para votar.