A quarta edição do Festival Literário de Currais Novos (FLIC 2024) será realizado entre os dias 3 e 9 de novembro em vários espaços culturais do município. O evento contará com a presença de escritores premiados e renomados nacionalmente, apresentações artísticas e uma homenagem especial ao escritor potiguar Oswaldo Lamartine.
A abertura terá apresentação do espetáculo Chico Jararaca por meio da Trapiá Companhia Teatral. Durante os outros dias estão programadas oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas, feira de livros, além da Noite de Cultura Popular, um dos pontos altos do FLIC.
Com um enfoque especial na obra e na vida de Oswaldo Lamartine, o FLIC 2024 promete valorizar as raízes sertanejas e a cultura do Seridó, explorando temas que sempre estiveram presentes nos textos do autor, como a relação do homem com o sertão, a preservação da natureza e a sabedoria popular dos sertões nordestinos.
TRADIÇÃO LITERÁRIA
Criado em 2021, o FLIC tem como principal objetivo reverenciar os escritores da tradição literária norte-rio-grandense e valorizar os escritores da contemporaneidade, além de estimular o surgimento de novos artistas da palavra.
ESCRITORES PREMIADOS
Seguindo a tradição das edições anteriores, a programação deste ano vai contar com a presença de escritoras premiadas e renomadas nacionalmente.
Está confirmada a presença da escritora pernambucana Micheliny Verunschk, autora de poesias, contos e romances e destaque em várias premiações nacionais, como o Prêmio São Paulo de Literatura, Prêmio Oceanos e Prêmio Jabuti, com o livro “O som do rugido da onça”, romance baseado na história real de duas crianças indígenas que morreram após serem levadas do Brasil para a Europa, no século XIX.
Além dela, a escritora e designer currais-novense Luísa de Souza, mais conhecida como IlustraLu, também marcará presença no Flic, ministrando uma oficina de quadrinhos e participando de um bate papo sobre sua obra.