Saúde

Novembro azul: começa o mês de conscientização sobre a saúde do homem

Foto: Marcello Casal Jr

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. E de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que o Brasil tenha 71.730 novos casos por ano até 2025. A campanha Novembro Azul, realizada no mundo inteiro, tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Os principais fatores de risco são a idade e o histórico familiar. Quanto mais velho o paciente, maiores as chances de desenvolvê-lo, e a genética também aumenta a chance. Segundo Rodrigo Pastor, médico urologista e diretor médico da MedSênior em Brasília, é importante que os homens procurem um urologista a partir dos 50 anos de idade. No entanto, se o paciente for negro ou tiver algum parente de primeiro ou segundo grau com câncer de próstata, ele precisa se antecipar em 5 anos, e estar em consultório aos 45 anos de idade.

Para o médico, fazer o diagnóstico precoce é de fundamental importância. Quando mais cedo, maior a taxa de cura. O câncer de próstata inicial pode ter uma taxa de 90% de cura. Já quando é idenficado em sua fase mais desenvolvida, essa taxa de sucesso cai drasticamente.

Para se descobrir o câncer de próstata são necessários dois exames. Primeiro, o exame do toque, para que seja feita a apalpação da próstata. Neste, o urologista consegue identificar caroços ou alterações da consistência da próstata. E também o exame de sangue PSA, que é um complemento do diagnóstico. Os exames são complementares e precisam ser feitos para que se tenha um diagnóstico preciso.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Sintomas
Entre os sintomas do câncer de próstata, os mais comuns são: irregularidades para urinar, sangue na urina ou no sêmen, dores e ardências. Mas, na grande maioria dos casos, o câncer de próstata não se manifesta e não causa nenhum sintoma no início. Por isso, são tão necessários exames para detectar a doença de forma precoce.

Tratamento
Em casos de diagnóstico inicial, a cirurgia é o principal tratamento para o paciente com câncer de próstata. Em estágios mais avançados, a radioterapia e quimioterapia se fazem necessárias. Em muitos casos iniciais, a cirurgia pode ser um tratamento definitivo.

Prevenção
Rodrigo Pastor alerta que para se proteger do câncer de próstata, é preciso diminuir a ingestão de carne vermelha, melhorar a atividade física – que deve ter, no mínimo, de 30 minutos por dia -, combater a obesidade, controlar a diabetes, e cuidar da saúde mental.

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Policiais civis da 96ª Delegacia de Polícia (DP) de Parelhas prenderam nesta quinta-feira (19) um homem de 33 anos, suspeito de cometer um homicídio...

Polícia

Um homem de 42 anos, foi executado com tiros de escopeta calibre 12 dentro de sua residência, no conjunto habitacional Nova Mossoró, nesta quarta-feira...

Polícia

O policial militar que arremessou um homem de uma ponte, na zona sul de São Paulo, foi preso na manhã desta quinta-feira (5). O...

Brasil

Um policial militar foi flagrado empurrando um homem de uma ponte na zona sul de São Paulo. A ação foi filmada por uma testemunha, que publicou o vídeo...

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile