O Circuito Banco do Brasil de Surfe vai definir o campeão da temporada 2024 neste domingo (3) na Praia de Miami, em Natal. O paraibano José Francisco perdeu no sábado (2), mas segue na frente do ranking. Os únicos que podem lhe tirar o título, são o natalense Mateus Sena e o cearense Cauã Costa, mas só com a vitória na etapa inédita do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS) no Rio Grande do Norte. Os potiguares são maioria nas quartas de final, que vão abrir o domingo decisivo.
O primeiro duelo será entre Adauto Sena, de Baía Formosa, e o paraibano Yuri Barros. No segundo, o natalense de Ponta Negra, Emanoel Tobias, que venceu um confronto emocionante que eliminou o campeão mundial e olímpico, Italo Ferreira, enfrenta o paulista Weslley Dantas. O terceiro será entre o cearense Cauã Costa e outro paulista de Ubatuba, Ryan Kainalo. E no último, está outro surfista de Ponta Negra, Mateus Sena, contra o paraibano Kauã Hanson.
No sábado (2), foi iniciada a categoria feminina e a catarinense Laura Raupp já chegou em Natal como campeã do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024. Ela decidiu o título das quatro primeiras etapas e ganhou três, em Torres (RS), Saquarema (RJ) e em São Sebastião (SP). Além disso, a jovem surfista de apenas 18 anos de idade, lidera com folgas o ranking sul-americano da World Surf League, que classifica três surfistas para o Challenger Series, circuito de acesso para a elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT).