Clientes da carteira digital do Google, o Gpay, já podem utilizar o Pix por aproximação nos estabelecimentos do país. O lançamento da nova função foi realizado nesta segunda-feira (4), na sede da empresa em São Paulo, com a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Leia também:
Rifas digitais: entenda por que essa prática entrou na mira da Justiça
O PIX por aproximação só estaria disponível em fevereiro de 2025, mas a funcionalidade foi antecipada por bancos que conseguem vincular suas contas à carteira digital do Google, como o PicPay, C6 Bank e Itaú.
“Fizemos uma pesquisa com clientes do PIX para entender como usavam. Um percentual grande das pessoas que não usavam o PIX no dia a dia era porque achavam mais simples aproximar o cartão”, disse Campos Neto, que já havia adiantado a novidade na semana passada.
O aplicativo PicPay será o primeiro a disponibilizar a função para os clientes já a partir desta segunda-feira e a liberação será feita em fases.
Aproximação
Nos últimos dados coletados pelo BC, do ano de 2023, as transações por aproximação de operações com cartões de crédito cresceu de maneira significativa na comparação com outras formas de captura (tarja, chip e não presencial): de 23,1%, em 2022, para 31,1%, em 2023, nas quantidades transacionadas nos últimos trimestres.
A última edição do levantamento também aponto os celulares como o principal canal de pagamento no Brasil. Em 2023, esse dispositivo respondeu por 82% da quantidade total das operações do ano.
Outros recursos
Na semana passada, também começou a funcionar o Pix Agendado Recorrente, que permite que qualquer pessoa agende pagamentos de um mesmo valor de forma recorrente, para cair na conta do recebedor sempre no mesmo dia de cada mês.
O pagamento para outros profissionais autônomos, como terapeuta, diarista, personal trainer e professor, que recebam como pessoa física ou por meio de CNPJ, pode ser cadastrado no agendamento recorrente do PIX.
Para o próximo ano, está previsto o lançamento do Pix Automático, para cobranças recorrentes como assinaturas de serviço de streaming.
SBT News