Internacional

Eleições nos EUA acontecem nesta terça; veja o que você precisa saber sobre o pleito

Vice-presidente dos EUA e candidata democrata, Kamala Harris, e ex-presidente e candidato republicano Donald Trump | Reprodução/campanhas eleitorais

Milhões de eleitores irão às urnas nesta terça-feira (5) para escolher o novo presidente dos Estados Unidos. Neste ano, disputam o cargo a vice-presidente Kamala Harris, do Partido Democrata, e o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano. Ambos aparecem quase empatados nas pesquisas, mostrando que o pleito será acirrado.

Em meio ao aumento das buscas pelo tema, o SBT News separou uma série de perguntas e respostas com os principais pontos para entender a votação americana. Confira:

Como funcionam as eleições nos EUA?

Nos Estados Unidos, onde o voto não é obrigatório, as eleições presidenciais acontecem pelo sistema de Colégio Eleitoral. Cada um dos 51 estados tem um número específico de votos, proporcional à sua população, baseado no número de representantes políticos no Congresso. Isso significa que alguns estados têm mais peso do que outros.

Por exemplo, a Califórnia, com 39 milhões de habitantes, tem 54 votos, enquanto estados mais rurais, como Montana (1,1 milhão de habitantes), conta com apenas quatro. O candidato que ganha em um estado leva todos os votos daquele Colégio Eleitoral – prática conhecida como “winner takes all” (“o ganhador leva tudo”, na tradução em português).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A regra não se aplica apenas aos estados de Maine e Nebraska, que têm as próprias regras eleitorais. Em alguns casos, os votos podem ser divididos entre os candidatos.

Quando acontece a eleição?

Assim como no Brasil, os Estados Unidos elegem um presidente a cada quatro anos. No país, o pleito acontece sempre na terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro, dia que, neste ano, caiu no dia 5. A votação é feita em cédulas e o horário pode variar de um estado para o outro, podendo durar até as 22h (2h no horário de Brasília).

Apesar da votação geral ser nesta terça, milhões de norte-americanos já votaram antecipadamente, tanto presencialmente como pelo correio. Isso ocorre em estados onde a logística ou a distância podem dificultar a participação no pleito (que não é considerado feriado). O objetivo é garantir o maior número possível de eleitores.

Quem são os candidatos?

Neste ano, os principais candidatos que disputam à Presidência dos Estados Unidos são a vice-presidente Kamala Harris, do Partido Democrata, e o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano. Kamala substituiu o presidente Joe Biden, que decidiu desistir da reeleição em julho deste ano em meio à pressão do partido.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Internacional

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitou nesta terça-feira (1º) um polêmico centro de detenção de imigrantes localizado nos Everglades, na Flórida. Conhecido...

Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou os jornais The New York Times e CNN de “distorcer a verdade” sobre os bombardeios norte-americanos...

Internacional

O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu um alerta de segurança global nesta segunda-feira (23), recomendando que cidadãos norte-americanos no exterior redobrem os...

Internacional

As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram, nesta segunda-feira (23), um novo ataque à usina nuclear de Fordo, no Irã. De acordo com...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile