Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Polícia

Família pede ajuda para resgatar brasileiro que estaria em trabalho forçado em Mianmar

O brasileiro Luckas Viana Santos, de 31 anos, pode ter sido mais um a cair na rede mundial de tráfico humano para trabalho forçado em países do sudeste asiático. As vítimas abastecem firmas de cibercrimes. Países como Mianmar, Filipinas, Camboja e Tailândia atraem cada vez mais pessoas em busca de emprego, mas que acabam vítimas da violência física e psicológica, aprisionadas em dívidas com agenciadores e contratantes.

A região de Mianmar concentra empresas – regulares e clandestinas – de tecnologia da informação (TI), do ramo dos jogos e cassinos virtuais, de golpes via internet e com criptomoedas. Um negócio dominado pelo crime organizado chinês e com forte aparato de segurança, segundo entidades e autoridades, que têm alertado sobre o problema crescente.

A família de Luckas relata que ele, desde o início de outubro, está refém de cibercriminosos e agenciadores de mão de obra escrava, em um centro de golpes virtuais, na divisa de Mianmar com a Tailândia.

“Luckas foi para Filipinas o ano passado, em outubro, para trabalhar. Em setembro foi para Tailândia, o sonho dele era conhecer Tailândia, e foi para trabalhar num hostel. Aí foi que ele arrumou para trabalhar atendendo e fazendo atendimento com os brasileiros. O motorista foi buscar ele. Aí já escreveu umas mensagem meio estranha”, afirmou a mãe Cleide Viana, em entrevista exclusiva ao SBT News.

Com mensagens de aplicativo de celular recebidas de um amigo, que está na Ásia, primos, amigos e a mãe de Luckas buscaram ajuda no Itamaraty, na Polícia Federal e no Ministério Público Federal (MPF) para tentar localizar, resgatar e repatriar o paulistano. A repatriação acontece quando o governo providencia e custeia o retorno de um brasileiro que está em outro país, em condições precárias.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O SBT News teve acesso às mensagens, entrevistou a mãe do brasileiro, Cleide Viana, a prima Ana Paula, conversou com dois amigos brasileiros e consultou as autoridades. O caso é acompanhado pelo Ministério das Relações Exteriores, que informou que “está em contato com as autoridades locais competentes e presta assistência consular aos familiares do brasileiro”.

Bangkok, último endereço

Luckas Kim – nome artístico que usa nas redes sociais – fez os últimos contatos regularescom a família, que mora em São Paulo, no dia 7 de outubro. Dias antes, avisou o amigo e a família que havia conseguido um serviço de telemarketing, para uma empresa de tecnologia voltada a relacionamentos pela internet. O emprego era na província de Tak, cidade de Mae Sot – bem na divisa da Tailândia com Mianmar. No caminho, ele fez os primeiros pedidos de ajuda, segundo os relatos e prints de mensagens fornecidos pela família.

O amigo – que pediu para não ter a identidade revelada – é quem se comunica com ele via um perfil falso de Telegram, que seria usado pelos dois para os serviços. Com a reportagem, o amigo falou na quinta-feira (31) e relatou que Luckas faz contatos esporádicos, pede ajuda, fala em violência e medo de morrer.

As mensagens foram enviadas ao SBT News. Luckas pediu para “chamar a polícia”, citou placas em birmanês (língua de Mianmar) e enviou a localização no mapa. Desde então, a família no Brasil vive o drama de não saber o que aconteceu com Luckas.

“Foi o último contato regular que tivemos com ele, naquela semana. Ele chegou a mandar uma localização de onde estava”, conta Ana Paula Vieira, prima de Luckas. “No momento estamos sem notícias dele, antes ele conseguia mandar pelo menos as mensagens atualizando a gente de como estava, o que estava passando. Mesmo que não pudéssemos responder. Mas agora não temos contato.”

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Brasil

Na manhã deste domingo (17), um homem preso em bueiro mobilizou uma grande operação de resgate em Curitiba. O caso aconteceu no bairro Pinheirinho...

Cidades

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu uma ocorrência para resgate de uma cadela que ficou presa entre duas...

Esportes

Flamengo e Atlético-MG fizeram , neste domingo, 27/7, um jogo tenso no Maracanã. Teve muita pegada e virilidade nas jogadas que resultaram em número...

Cidades

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) realizou um resgate em uma plataforma em Mossoró. A ocorrência aconteceu neste domingo...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO