Cidades

Veículos com placas finais 1 a 5 estão irregulares por falta de licenciamento e sujeitos a multas, alerta Detran-RN

Foto: Divulgação DETRAN

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) alerta que veículos com placas finais 1, 2, 3, 4 e 5 que ainda não quitaram a taxa de licenciamento estão circulando de forma irregular desde o dia 1º de novembro. Esses veículos, além de violarem o artigo 133 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estão sujeitos a penalidades como multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e possibilidade de apreensão, conforme artigo 230, inciso V, do CTB. O porte do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado é obrigatório, exceto quando o sistema permite a verificação eletrônica do documento.

Leia também:
Vereadores analisam projeto de subsídio para viabilizar futura licitação do transporte público em Natal

Para veículos com placas finais 6, 7 e 8, a data limite para transitar com o CRLV 2023 é 30 de novembro; a partir de 1º de dezembro, será necessário o licenciamento de 2024. Segundo o Detran-RN, 257.902 veículos com placas finais de 1 a 5 (32,8% da frota com essas terminações) estão inadimplentes. Nos casos de placas finais 6, 7 e 8, 179.803 veículos (36,48%) permanecem sem o licenciamento, gerando um total de 571.164 veículos irregulares em todo o estado, o que representa uma inadimplência de 35,62%.

Documentação em dia: prioridade para evitar multas durante as férias

O Detran-RN ressalta a importância de manter a documentação do veículo em dia, especialmente com o aumento de tráfego e operações de fiscalização no fim do ano. Segundo a subcoordenadora de Fiscalização, Celeyde Diniz, a falta de quitação da taxa e atualização do CRLV pode resultar em multas, perda de pontos na CNH e até apreensão do veículo durante as blitzen. “Estamos reforçando a importância de manter o veículo regularizado para evitar contratempos,” destacou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Taxa de licenciamento: valor acessível e essencial para o CRLV

No Rio Grande do Norte, o valor da Taxa de Licenciamento Veicular, fixado em R$ 90 desde 2018, é um dos mais baixos do país e deve ser pago anualmente para a emissão do CRLV, que regulariza a circulação do veículo nas vias públicas.

Como consultar e pagar débitos no Portal do Detran-RN

Para consultar débitos de taxas, impostos ou infrações, o proprietário pode acessar o Portal de Serviços do Detran-RN (portal.detran.rn.gov.br), fazer login com CPF e senha, e, em seguida, acessar “Veículo” e “Meus Veículos” para visualizar as informações e pendências.

Caso o veículo tenha débitos, o pagamento pode ser feito diretamente pelo portal, com a opção de gerar boletos para o Banco do Brasil ou outras instituições. Após o pagamento, o CRLV Digital atualizado fica disponível na opção “Meus Veículos”, permitindo a emissão do documento de 2024.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Justiça

O Ministério Público Federal (MPF) obteve uma liminar que proíbe o trânsito de veículos na faixa de praia de São Miguel do Gostoso, no...

Cidades

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) anuncia a liberação da transferência eletrônica de propriedade de veículos usados a partir desta terça-feira (17)....

Tecnologia

O impacto dos combustíveis fósseis na mobilidade urbana é um problema bastante discutido no setor automobilístico. Neste sentido, já foram pensadas diversas soluções, de...

Cidades

Os candidatos à CNH gratuita, relacionados na segunda chamada do Programa CNH Popular, terão mais 15 dias para entregar a documentação exigida para garantir...

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile