Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Voepass e Latam são condenadas a pagar pensão para viúvo de comissária morta em Vinhedo (SP)

A Justiça do Trabalho condenou, em decisão liminar, a Voepass e a Latam a pagar uma pensão ao viúvo da comissária de bordo Débora Soper Ávila, uma das 62 vítimas do acidente aéreo em Vinhedo (SP), em agosto deste ano. Primeira condenação judicial relacionada à queda, ela foi assinada pelo juiz Luiz Roberto Lacerda dos Santos Filho na quarta-feira (13).

A decisão determina o pagamento de uma pensão mensal de R$ 4.089,97, o equivalente a 2/3 da última remuneração da comissária, para Marcus Vinícius Ávila Sant’Anna, viúvo de Débora. O depósito deverá ser feito a partir de janeiro de 2025, sob pena de multa em caso de atraso.

A defesa de Sant’Anna afirmou, no processo, que “o falecimento da esposa acarretou prejuízo financeiro na manutenção do lar e no padrão de vida dele”. A ação tramita na 1ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto (SP), onde a Voepass tem sede. Ainda cabe recurso.

A Latam também foi punida porque o voo 2283 era operado em codeshare, um acordo em que companhias aéreas compartilham o mesmo voo para ampliar a malha aérea.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Acidente matou 62 pessoas

O ATR-72 da Voepass caiu no dia 9 de agosto no bairro Capela, em Vinhedo, interior de São Paulo, matando 62 pessoas: 58 passageiros e quatro tripulantes. Débora trabalhava para a Voepass como comissária de bordo desde março de 2023.

Avião da Voepass caiu em Vinhedo (SP), matando 62 pessoas | Reprodução/SBT
Avião da Voepass caiu em Vinhedo (SP), matando 62 pessoas | Reprodução/SBT

Uma das possíveis teorias para a queda, que ainda está em investigação, é a interferência do gelo, por causa de um fenômeno chamado de supercooled large droplet ice. O tenente-coronel Paulo Mendes Fróes, responsável pelas investigações do acidente, explicou esse fenômeno em uma apresentação preliminar dos dados apurados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

“É quando a gente pega uma garrafa de água a zero grau e coloca a mão nela e ela congela. Esse fenômeno também pode acontecer em aeronaves em condições de gelo. A gotícula de água bate na asa e começa a se transformar em estado sólido, escorrendo um pouco; aí a segunda gotícula bate na primeira, e também vai para estado sólido, que escorre um pouco e ela se congela, o que acaba atrapalhando a força de sustentação da aeronave, visto que a parte do intradorso não possui a proteção dos boots”, afirmou.

No entanto, segundo o tenente, foi feito um comentário por um tripulante sobre uma falha no sistema degelo. O Cenipa reforçou, na época, que os dados eram preliminares e o reporte não indicava ainda o motivo da queda.

“O que nós temos até o momento é que houve uma fala, extraída do gravador, de um dos tripulantes que indicava que haveria uma falha no sistema de-ice (degelo). Todavia essa informação não foi confirmada no gravador de dados e isso será matéria de analise futura”, ressaltou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

A Voepass Linhas Aéreas anunciou mudanças na gestão da companhia após o acidente aéreo em Vinhedo (SP) que matou 62 pessoas em agosto deste...

Brasil

Uma aeronave da Voepass Linhas Aéreas decolou do Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Ipatinga, Minas Gerais, na tarde de terça-feira (10), mas...

Brasil

O CyberGaeco, divisão do Ministério Público especializada em crimes virtuais, obteve autorização judicial para desativar 34 perfis em redes sociais que utilizavam nomes de...

Brasil

A Voepass informou, na terça-feira (20), que vai suspender voos diários para nove destinos até o dia 26 de outubro. A medida, segundo a...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO