Nesse sábado, 16 de novembro, o Campori de Desbravadores “Protagonistas” reúne cerca de 19 mil participantes para uma série de ações sociais em 260 pontos estratégicos das cidades de Natal e Parnamirim. O evento, que celebra a atuação de jovens comprometidos com a transformação social, dedica o dia para impactar vidas com solidariedade, conscientização e serviço à comunidade.
Entre as principais iniciativas está o projeto DesbravAMOR, que promove visitas a 11 lares de idosos, levando afeto, atenção e auxílio aos residentes. Instituições como o Lar da Vovozinha, Lar Juvino Barreto, Lar de Idosos Jesus Misericordioso, Abrigo Nossa Senhora das Graças e o Lar Geriátrico Pirangi são apenas alguns dos locais que recebem os desbravadores. Ao todo, 21 clubes estão envolvidos nessa ação especial, promovendo momentos de diálogo, música e doações para os idosos.
Outra importante atividade é a Passeata Quebrando o Silêncio, que destaca a luta contra a violência e o abuso infantil. A passeata envolve 160 clubes de desbravadores e acontece no entorno do Parque Aristófanes Fernandes, durante a manhã e a tarde. Com faixas, cartazes, músicas e a presença de fanfarras, o movimento busca sensibilizar a sociedade e disseminar informações sobre a importância de proteger as crianças e combater qualquer forma de violência.
Além dessas ações, os desbravadores promovem mutirões de limpeza, doações de alimentos, atividades recreativas para crianças e distribuição de mensagens de esperança em diversos bairros. O objetivo é reforçar os valores de amor ao próximo e cidadania que estão no cerne do movimento de desbravadores.
De acordo com a organização do Campori, o tema “Protagonistas” reflete o desejo de inspirar jovens a serem agentes de mudança em suas comunidades. “Queremos mostrar que os desbravadores não são apenas espectadores, mas protagonistas de uma sociedade mais justa, solidária e esperançosa. Essas ações são um reflexo desse compromisso”, afirma Péricles Barbosa, líder das ações externas do evento.
O Campori Protagonistas, que ocorre no Parque Aristófanes Fernandes, segue até o dia 17 de novembro, com atividades de integração, desafios e celebrações religiosas. O Clube de Desbravadores é uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia voltada para crianças e adolescentes de 10 a 15 anos. Por meio de atividades ao ar livre, treinamentos e ações sociais, o movimento busca formar cidadãos comprometidos com a transformação positiva do mundo.