Cidades

FAB volta a lançar foguetes na Barreira do Inferno (RN)

Foto: Divulgação/FAB

Em busca de maior autonomia e capacidade técnica no setor espacial, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará na próxima sexta-feira (29) o envio de um veículo de sondagem ao espaço a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, no Rio Grande do Norte.

Leia também:
Base Aérea de Natal se despede da CRUZEX 2024

A operação, batizada de Potiguar, teve início na segunda-feira (18) e também busca apoiar a crescente demanda por lançamentos orbitais e suborbitais na base de Alcântara (MA), que já tem 85% de sua capacidade ocupada para 2025.

O plano é treinar e capacitar técnicos brasileiros para alcançar maior autonomia no lançamento de veículos suborbitais, dominando processos como o lançamento de experimentos, coleta de dados e recuperação de cargas úteis enviadas ao espaço.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além disso, a base da Barreira do Inferno será responsável por monitorar e acompanhar foguetes e satélites em voo, coletando dados sobre trajetória, desempenho e funcionamento dos veículos.

Operação em duas etapas

Na primeira fase, será lançado o modelo VS30 V15, com oito metros de comprimento e quase uma tonelada de combustível sólido. O objetivo é treinar os técnicos do CLBI, além de testar equipamentos e processos envolvidos.

Na segunda etapa, prevista para o segundo semestre de 2025, outro foguete VS30 V15 será usado para qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, conhecida como Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM).

Esse módulo é responsável por carregar a carga útil no foguete, abrigando compartimentos para experimentos e sistemas eletrônicos interativos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A base potiguar, ativa desde 1965, já realizou mais de três mil lançamentos em 717 operações.

O que é o foguete brasileiro?

O VS30 V15, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da FAB, é um veículo de sondagem monoestágio, não guiado, lançado por trilho.

  • Ele conta com um estágio propulsivo de cerca de 900 quilos de combustível sólido e a Plataforma Suborbital de Microgravidade.
  • Com 7,911 metros de comprimento e peso total de 1,5 tonelada, o foguete transporta até 278,46 quilos de carga útil.
  • Alcança velocidade máxima de 6 mil km/h, com autonomia de voo de 6 minutos e 20 segundos, e atinge uma altitude máxima de 154,9 km.

A primeira fase da operação está programada para 29 de novembro.

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

O helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) que realizou um pouso de emergência na praia de Barra do Rio, em Extremoz, na Grande Natal,...

Brasil

Um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) precisou fazer um pouso de emergência no início da tarde deste sábado (18) em Maxaranguape, no litoral...

Cidades

A Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim, realizou neste domingo (5) o tradicional evento Portões Abertos BANT, um dos mais aguardados do calendário...

Cidades

O evento Portões Abertos da Base Aérea de Natal será realizado neste domingo (5). A edição de 2025 promete lazer, cultura e integração, aproximando...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile