Saúde

Governo abre processo contra 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

O governo federal, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), abriu processo administrativo sancionatório contra 17 planos de saúde e quatro associações de saúde por cancelamentos unilaterais de contratos.

Segundo o órgão, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), práticas consideradas abusivas geram graves consequências, como interrupção de tratamentos essenciais e aumento de judicializações no setor.

A decisão da Senacon foi tomada após conclusão de estudo de monitoramento que identificou irregularidades em rescisões de planos de saúde.

“A prática, que fere os princípios do Código de Defesa do Consumidor e da regulamentação do setor de saúde suplementar, afeta diretamente a vida de milhares de brasileiros, muitos deles em situação de vulnerabilidade devido a problemas graves de saúde”, diz a Senacon.

De acordo com levantamento do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), operadoras notificadas têm usado lacunas contratuais ou interpretado normas de forma prejudicial a consumidores para justificar rompimentos de contrato.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A análise ainda apontou que cancelamentosunilaterais ocorrem sem justificativa plausívelou descumprem princípio da continuidade do atendimento. Após instauração do processo, empresas serão notificadas e terão prazo para apresentar defesa e corrigir eventuais irregularidades.

Em julho, a Senacon já havia notificado operadoras pedindo esclarecimentos sobre rescisões unilaterais de planos de saúde após aumento expressivo de reclamações registradas nos sistemas Consumidor.gov.br e ProConsumidor.

À época, algumas empresas disseram que cancelamentos ocorreram em contratos coletivos e empresariais e não foram direcionados a pessoas vulneráveis.

Consumidores podem registrar denúncias em espaços como a plataforma Consumidor.gov.br e os Institutos de Defesa do Consumidor (Procons) estaduais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

*Com informações da Agência Brasil

Notícias relacionadas

Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu hoje (9), em Brasília, um alerta de farmacovigilância sobre os riscos do uso indevido de medicamentos agonistas...

Carnaval

Os riscos no carnaval  já acendem o sinal de alerta entre profissionais da área médica em várias cidades do país. Embora a folia seja...

Saúde

A pobreza pode influenciar diretamente o avanço motor nos primeiros meses de vida, segundo estudo recente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A...

Saúde

O Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano entre 2026 e 2028. O câncer se aproxima das doenças cardiovasculares como...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile