Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Educação

UFRN amplia oferta de vagas e anuncia novos cursos para 2025

UFRN ocupa o 17º lugar entre as melhores universidades do Brasil no Ranking da Folha 2025 e é a terceira mais bem avaliada do Nordeste.
Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou nesta terça-feira (26) o quadro de vagas para ingresso em 2025 na graduação presencial. Ao todo, serão ofertadas 7.241 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divididas em 4.952 para o primeiro semestre e 2.289 para o segundo. O número representa um acréscimo de 55 vagas em relação a 2024, em razão da criação de novos cursos e da transferência de cinco vagas do curso de Ciência da Computação para o Sisu.

Leia também:
Senar abre inscrições para cursos técnicos gratuitos com 225 vagas para o RN

Considerando todas as modalidades, incluindo 166 vagas para Processos Seletivos Específicos (PSE) e 479 vagas para reingresso específico, a UFRN disponibilizará 7.886 vagas de graduação presencial em 2025.

Novos cursos em destaque

Três novos cursos foram aprovados pelo Consepe e começam a ser oferecidos em 2025:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • Engenharia de Energia (campus Natal): 40 vagas via Sisu, com foco em petróleo e energias renováveis, o curso visa formar profissionais para atuar em áreas estratégicas da matriz energética nacional.
  • Engenharia de Computação (campus Caicó): 40 vagas via Sisu, condicionadas à aprovação do Ministério da Educação (MEC). O curso será voltado à formação de profissionais para desenvolver e gerenciar projetos que integram hardware e software.
  • Inteligência Artificial (campus Natal): 40 vagas para reingresso específico no Instituto Metrópole Digital (IMD). O curso será uma continuação do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), com ênfase na aplicação de técnicas de IA para resolução de problemas complexos.

Expansão e impacto no interior

O diretor do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), Diego Salomão, celebrou a criação do curso de Engenharia de Computação no campus Caicó. Para ele, a iniciativa é estratégica para a expansão da UFRN no interior e atende às demandas do mercado em uma área de alta relevância tecnológica. “Além de ser uma oportunidade de crescimento, o curso utiliza a infraestrutura e o corpo docente já existentes, garantindo viabilidade econômica e acadêmica”, afirmou Salomão.

Mudanças nos processos seletivos

O Consepe também aprovou os critérios de pesos e notas mínimas para os processos seletivos de 2025, de acordo com as áreas dos cursos. Decidiu-se, ainda, que a bonificação regional não será aplicada, em conformidade com decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Notícias relacionadas

Emprego

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou hoje (28) edital para um novo concurso público para professores do Instituto Metrópole Digital...

Natal

Entre os dias 5 e 7 de dezembro, o Anfiteatro da UFRN receberá a 13ª edição do Halleluya Natal 2025, que retorna com atrações...

Educação

O Curso de RPG no Minecraft, ofertado pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está com inscrições abertas para professores e estudantes de licenciatura. A formação...

Rio Grande do Norte

O Governo do Rio Grande do Norte e o Ministério da Educação firmaram, na quarta-feira (19), em Caicó, um acordo de cooperação técnica para...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO