Economia

Melão do RN ganha destaque em evento internacional sobre Indicações Geográficas

Foto: Cedida

O “melão de Mossoró”, produzido na região Oeste do Rio Grande do Norte, será destaque no Origens Brasileiras – VI Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas. Fábio Queiroga, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex-RN), será um dos palestrantes na oficina com o tema “Do pomar ao mundo: o potencial das Indicações Geográficas de frutas no mercado”.

Leia também:
Estação de tratamento de esgoto da Zona Norte de Natal começa a operar em janeiro

Promovido pelo Sebrae, o evento será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Espaço Villa Lobos, em São Paulo. O encontro reunirá produtores, empresas, instituições, especialistas e interessados no universo das Indicações Geográficas (IG) e Marcas Coletivas (MC) brasileiras.

Com foco na valorização de produtos de origem controlada e na divulgação de sua relevância para o mercado, a programação incluirá conteúdos técnicos e boas práticas de gestão, reforçando o papel das IGs e MCs no desenvolvimento de territórios e na formulação de políticas públicas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

No Rio Grande do Norte, a região de Mossoró obteve, em 2013, o registro de Indicação de Procedência, uma modalidade de IG que reconhece o nome de um local que se tornou notório por produzir, extrair ou fabricar determinado produto, ou prestar determinado serviço. Esse registro contribui para manter os padrões de qualidade do produto e impede o uso indevido do nome da região por terceiros.

A IG do melão de Mossoró abrange os municípios de Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Areia Branca, Açu, Baraúna, Carnaubais, Grossos, Ipanguaçu, Mossoró, Porto do Mangue, Serra do Mel, Tibau e Upanema, todos no Rio Grande do Norte.

Para Fábio Queiroga, o convite para participar do evento reflete a relevância da fruticultura potiguar em âmbito nacional, tendo o melão como o único produto alimentar da região com Indicação Geográfica. No evento, ele pretende destacar as qualidades do melão produzido localmente, que demonstram o diferencial da produção regional. “Esperamos gerar nesses dias novas negociações de frutas para nosso estado, além de apresentar as credenciais que nos qualificam”, afirma.

Sobre a importância do selo de Indicação Geográfica com a Indicação de Procedência, Fábio ressalta que esse reconhecimento está diretamente relacionado ao cumprimento de protocolos internacionais, que, nos últimos dez anos, têm impulsionado a expansão do mercado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 25 produtores de melão voltados para exportação e mais de 50 com produções destinadas ao mercado interno. O estado é o maior produtor de melão do Brasil e também o maior exportador de frutas.

Sebrae auxilia no processo de Indicação Geográfica
De acordo com Michelli Trigueiro, gestora de Indicações Geográficas do Sebrae-RN, uma IG não é criada, mas reconhecida. “A conquista da IG é fruto do reconhecimento do mercado e do consumidor quanto à qualidade e especificações do produto. É algo que agrega valor e confere credibilidade ao produto”, explica.

O melão amarelo da região de Mossoró obteve o registro de Indicação de Procedência em 2013. Para alcançar essa certificação, foram necessários anos de estudos realizados em parceria entre o Sebrae-RN e o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex). Outro exemplo de IG no estado é o Bordado de Caicó, também conquistado com apoio do Sebrae-RN.

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de segunda-feira (9), a urgência do projeto de lei que propõe a quebra da patente do Mounjaro e Zepboun....

Rio Grande do Norte

A TV Ponta Negra cobrou ao vivo o atendimento do Samu em Natal após um homem vítima de acidente permanecer caído em via pública...

Entretenimento

Neste sábado (6), Natal será palco de um festival inédito que conecta arte, música, sustentabilidade e protagonismo feminino na Pinacoteca Potiguar a partir das...

Cidades

Natal voltou a sentir o sabor dos reencontros e o encanto dos doces com a chegada da 15ª edição da Sweet Coffee Week, que...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile