O longa ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles, foi indicado ao Globo de Ouro 2025 na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Além disso, Fernanda Torres, 59, que interpreta Eunice Paiva no filme, foi indicada na categoria de Melhor Atriz de Drama. O anúncio dos indicados aconteceu na manhã desta segunda-feira (9).
Leia também:
“Ainda Estou Aqui” supera 2 milhões de espectadores nos cinemas do Brasil
Na disputa pela categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, a produção concorre com outras cinco obras:
- Tudo Que Imaginamos Como Luz
- Emilia Pérez
- A Garota da Agulha
- The Seed of the Sacred Fig
- Vermiglio
Uma história de coragem e resistência
Baseado no livro de memórias de Marcelo Rubens Paiva, o filme transforma a história pessoal de sua família em um alerta universal sobre os perigos do fascismo.
‘Ainda Estou Aqui’ já é comparado a clássicos do cinema nacional, como Central do Brasil (1998) e Cidade de Deus (2002). A participação especial de Fernanda Montenegro também reforça a potência do longa.
O filme estreou no Brasil em 7 de novembro, após vencer o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e receber elogios da crítica internacional. Ele é considerado a maior chance de uma produção brasileira no Oscar em mais de duas décadas.
Sobre a trama
Ainda Estou Aqui narra a trajetória de Eunice Paiva (Fernanda Torres), que precisou se reinventar após o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello), durante a ditadura militar nos anos 1970.
A obra transita entre o retrato ensolarado de uma família feliz e a escuridão imposta pela ausência de Rubens. A interpretação de Fernanda Torres preenche o vazio com a força e resiliência de uma mãe que transforma sua dor em resistência, enquanto cuida dos cinco filhos e luta por justiça.
SBT News