O artista premiado Cláudio Cavalcante apresenta a exposição de artes visuais “Barbacopel”, que celebra sua técnica inovadora e sustentável desenvolvida a partir de barbante, cola e papel. A mostra, que dá nome à técnica, reúne duas séries inéditas: “Flores emolduradas além de molduras” e “Mulheres santas mulheres”, e será exibida no saguão do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Natal, de 16 a 20 de dezembro de 2024.
Reconhecido no cenário artístico nacional e internacional, Cláudio Cavalcante traz ao público obras criadas em colaboração com dois grupos distintos: as mulheres quilombolas do Sítio Grossos/RN e o grupo de idosas Madre Mazzarello.
Na série “Flores emolduradas além de molduras”, o artista, em parceria com as mulheres quilombolas, traduz em arte a força e delicadeza das flores como símbolo de vida, luta e conexão com tradições culturais. Já em “Mulheres Santas Mulheres”, ele homenageia o grupo de idosas, destacando o papel da sacralidade feminina e a preservação das memórias e sabedorias dessas guardiãs do tempo.
Os pigmentos naturais utilizados nas obras evocam a ancestralidade da arte rupestre, reforçando o compromisso do artista com a sustentabilidade e a conexão entre o passado e o presente.
A abertura da exposição acontece no dia 16 de dezembro, às 18h, prometendo uma experiência sensorial única, onde o público poderá apreciar de perto a inovação artística de Cláudio Cavalcante e o poder das histórias das mulheres que deram vida às obras.
A mostra tem entrada gratuita e estará aberta ao público até o dia 20 de dezembro.
