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Conheça os cinco golpes mais aplicados nas compras de Natal e saiba como se proteger

Foto: Divulgação/CDL

Com a proximidade das festas de fim de ano e o recebimento do 13º salário, milhões de brasileiros estão em busca dos presentes de Natal. Contudo, esse período também é propício para golpes financeiros. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta sobre os principais golpes aplicados e traz dicas para evitar prejuízos durante as compras.

Veja a seguir os 5 golpes mais comuns aplicados durante as compras de Natal

1. Golpe das falsas vendas

Nesta época do ano são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, e a criação de perfis falsos de lojas em redes sociais. A Febraban alerta que o consumidor sempre deve ficar muito atento. O produto tem um preço médio no comércio de R$ 1.000,00, mas alguém está anunciando o mesmo item por R$ 300,00? Há fotos e vídeos de antes e depois de produtos com resultados mirabolantes? A loja oferece poucas opções de pagamento? O e-commerce é recém-criado em rede social? Desconfie, porque pode ser golpe.

Criminosos também clonam sites de varejistas famosos para induzir os consumidores ao erro, colocando uma letra a mais no endereço do site, que muitas vezes fica imperceptível para o cliente ou ainda trocando, por exemplo, uma letra “o” pelo número “0”. Por isso, a recomendação é que o cliente faça sua pesquisa de preços, e quando escolher a loja, digite diretamente o endereço do site na barra do navegador.

2. Phishing

O phishing, ou pescaria digital, é uma fraude eletrônica que visa obter dados pessoais do usuário. A forma mais comum de um ataque de phishing são as mensagens e e-mails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos. Também existem páginas falsas na internet que induzem a pessoa a revelar dados pessoais.

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Sempre verifique se o endereço da página de internet é o correto. Para garantir, não clique em links. Além disso, nunca acesse links ou anexos de e-mails suspeitos. Mantenha o sistema operacional e antivírus sempre atualizados.

3. Golpe da troca do cartão

Golpistas que trabalham como vendedores prestam atenção quando o cliente digita a senha na maquininha de compra e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com o cartão e senha, fazem compras usando o dinheiro da vítima.

A Febraban pede que ao fazer compra com cartão físico, o consumidor se lembre dos “Sempre”: sempre cheque o valor na tela da maquininha, sempre confira se o cartão que te devolveram é o seu mesmo e sempre passe você o cartão na maquininha. Não entregue cartões para ninguém.

4. Golpe da maquininha quebrada

No pagamento, o golpista dá para a vítima uma maquininha com o visor danificado ou se posiciona de uma forma que a vítima não veja o preço cobrado na tela. O valor inserido é bem superior ao pedido e o cliente só percebe que fez um pagamento maior depois de um tempo.

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A recomendação é não passar o cartão em telas com defeito. É golpe. Se acontecer essa situação, a Febraban pede que o consumidor não aceite fazer pagamentos.

5. Golpe do brinde

Após descobrirem dados pessoais, quadrilhas de criminosos entram em contato com a vítima e dizem que têm um brinde para entregar e insistem para que a pessoa receba o presente pessoalmente. Os criminosos chegam a dar algo para a vítima, geralmente flores ou cosméticos. Alegam que são prestadores de serviços e que não sabem informações de quem realmente pediu para fazer a entrega. Pedem um pagamento de uma taxa, que só pode ser paga com cartão.

Em outra variação deste golpe, o bandido diz para a vítima que ela precisa fazer uma selfie para receber o brinde. Colocam uma fita isolante no celular ou tampam todos os campos para que a pessoa não perceba que está dentro de um aplicativo bancário e prestes a fazer autenticação biométrica para uma operação de crédito. Fique atento e não aceite este tipo de abordagem, é golpe.

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