Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Oito razões pelas quais os diagnósticos de TDAH estão aumentando

Detecção da TDAH ficou mais precoce e levou também ao diagnóstico de pessoas que antes eram negligenciadas, principalmente mulheres e meninas | Freepik

Por muito tempo, presumiu-se que algo entre 5 e 6% das crianças tinham Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Mas, na prática, as taxas costumam ser mais altas.

Os Centros Americanos de Controle e Prevenção de Doenças estimaram, em 2022, a prevalência em 11,4% em crianças.

O Conselho Sueco de Saúde e Bem-Estar relata que, também em 2022, 10,5% dos meninos e 6% das meninas receberam um diagnóstico de TDAH, o que representa 50% a mais do que em 2019.

E o Conselho prevê que as taxas acabarão se estabilizando em 15% para meninos e 11% para meninas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Então, quais podem ser as razões por trás do aumento surpreendente? Aqui estão oito causas possíveis, muitas das quais se sobrepõem e interagem entre si.

1. Vários diagnósticos feitos em uma mesma pessoa

Anteriormente, os médicos eram recomendados por manuais de diagnóstico e treinados para limitá-los em um indivíduo ao transtorno mais proeminente, e não fazer certas combinações de diagnósticos – por exemplo, autismo e TDAH.

2. Aumento do conhecimento e da conscientização dos profissionais

Há uma nova geração de profissionais trabalhando em serviços com maior conscientização e conhecimento sobre o TDAH.

3. Redução do estigma

Em muitas sociedades, o TDAH é muito menos estigmatizado do que antes. Os médicos têm menos dúvidas sobre o diagnóstico, e aqueles que o recebem se sentem menos alvos de preconceitos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para um número cada vez maior de pessoas, o TDAH tem menores conotações negativas e está se tornando uma parte natural das identidades das pessoas.

4. A sociedade moderna exige mais das habilidades cognitivas

O TDAH não é uma doença, mas uma composição defeituosa de traços cognitivos que existem em níveis mais funcionais, mesmo na população em geral, como “controle de atenção” (concentração) e habilidades organizacionais e de autorregulação.

As sociedades modernas são rápidas e complexas, exigindo muito dessas características cognitivas.

Então, pessoas com habilidades abaixo da média nas áreas cognitivas principais começam a ter dificuldades para lidar com as demandas cotidianas e podem receber um diagnóstico de TDAH.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

SBT News

Notícias relacionadas

Saúde

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (16) a Campanha Nacional de Enfrentamento à Sífilis, com o tema “Sífilis tem cura – Faça o...

Política

As comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Educação da Câmara dos Deputados realizam, nesta terça-feira (7), uma audiência pública...

Saúde

Pessoas diagnosticadas com TDAH apresentam dois vezes mais chance de se envolver em acidentes de trânsito, alerta a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego...

Saúde

Cerca de dois milhões de crianças e adolescentes têm TDAH no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Déficit de Atenção. O transtorno, muitas vezes...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO