As comemorações do Dia de Santos Reis encerraram nesta segunda-feira (6) com a tradicional procissão pelas ruas do bairro Santos Reis e uma missa solene no santuário dedicado aos copadroeiros da capital potiguar.
O cortejo percorreu as principais ruas do bairro, sendo acompanhado por cânticos e orações, reafirmando uma tradição que há séculos une gerações de natalenses em torno da devoção. Nas calçadas de suas casas, as pessoas se juntaram à procissão.
O encerramento contou com uma missa solene presidida pelo Monsenhor José Silvio de Brito, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba.
Representando o prefeito Paulinho Freire, a presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Iracy Azevedo, destacou a relevância histórica e cultural da festividade.
“A Festa de Santos Reis é uma celebração tradicional e secular, na qual reverenciamos os Reis que estiveram com Jesus em seu nascimento. Este momento possui uma importância fundamental, especialmente após as festividades de Natal e Réveillon, configurando-se como a primeira grande festa do ano na cidade. Desejamos que essa celebração seja cada vez mais reconhecida, apoiada e incentivada, considerando sua relevância para a comunidade, tanto pela movimentação da economia criativa e geração de emprego e renda, quanto pela preservação de uma tradição religiosa que é patrimônio histórico e expressão de fé do povo católico natalense”, afirmou.
