Educação

Inmetro e IPEM/RN dão dicas de segurança e qualidade na hora de comprar itens escolares

Foto: Agência Brasil (Arquivo)

Com a chegada do período de volta às aulas, muitos pais e responsáveis já estão à procura dos materiais escolares. Para garantir que os itens adquiridos atendam aos padrões de segurança e qualidade, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – IPEM/RN destacam dicas essenciais que evitam problemas na hora da compra.

De acordo com o presidente do Instituto, Márcio André Brito, é fundamental que o consumidor esteja atento a algumas dicas importantes, como observar a presença do selo de certificação do Inmetro e as informações descritas nas embalagens dos produtos.

“Orientamos pais e consumidores a verificarem, ao comprar materiais escolares, se os produtos possuem o selo do Inmetro, se são adequados à faixa etária da criança e se estão sendo adquiridos em estabelecimentos formais, que garantem a procedência desses itens. Essas medidas ajudam a prevenir possíveis riscos à saúde e à segurança das crianças, bem como de todos os usuários”, afirmou Márcio André.

Confira as principais dicas do Inmetro para uma compra segura:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

• Verifique o selo do Inmetro: Produtos certificados devem apresentar o selo fixado diretamente no item ou na embalagem. Isso garante que o material passou por testes de segurança e qualidade.

• Produtos vendidos a granel: Para materiais como lápis, canetas e borrachas, confira se a embalagem expositora próxima ao produto contém o selo do Inmetro.

Compre apenas no comércio formal: Produtos comprados de comerciantes regulamentados cumprem as condições mínimas de segurança, garantindo a proteção da saúde das crianças.
Peça a nota fiscal: Este documento é essencial para comprovar a procedência do produto e facilitar eventuais reclamações.

Ao seguir essas dicas, os pais não apenas garantem produtos adequados, mas também contribuem para um ambiente escolar mais seguro para as crianças.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além dessas orientações, o Inmetro reforça que os consumidores podem denunciar possíveis irregularidades pelo site https://www.gov.br/inmetro/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria ou por meio do telefone 0800 285 1818 (disponível apenas para telefone fixo), das 8 h às 16 h 30.

No RN as denúncias podem ser feitas junto a ouvidoria do órgão pelo e-mail ouvidoria@ipem.rn.gov.br ou pelo whatsapp (84) 98147-9433. Em caso de acidente ou incidente com um produto, o consumidor deve comunicar o ocorrido ao Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), no Portal de Serviços do Inmetro: www.sinmac.inmetro.gov.br.

Notícias relacionadas

Economia

O material escolar em Natal ficou mais caro em 2026. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal)...

Gastronomia

O Natal é um momento especial para reunir família e amigos ao redor da mesa, e uma ceia deliciosa torna essa celebração ainda mais...

Educação

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal (Procon Natal) está acompanhando o período de renovação e reserva de matrículas nas...

Cidades

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – IPEM/RN, órgão...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile