Com a mudança na direção dos ventos em Los Angeles, no sábado (11), 150.000 pessoas estão sob ordem de evacuação. Até o momento, 16 mortes foram confirmadas e 13 pessoas continuam desaparecidas devido aos incêndios florestais devastadores no Sul da Califórnia.
Leia também:
EUA: Sobe para 10 o número de mortos em incêndios na Califórnia
O número de mortos aumentou nas últimas 24 horas porque cães farejadores começaram a atuar nas buscas em áreas afetadas. Além disso, um centro de desaparecidos foi criado para auxiliar na localização das vítimas.
De acordo com o Department of Forestry and Fire Protection, os incêndios consumiram cerca de 62 milhas quadradas (aproximadamente 160 km²) em áreas como Palisades, Eaton, Kenneth e Hurst, uma extensão maior que a cidade de São Francisco. Somente em Palisades e Eaton, as chamas destruíram 59 milhas quadradas (quase 153 km²).
Das 16 mortes, cinco morreram em Palisades e 11 em Eaton, de acordo o Instituto Médico-Legal do Condado de Los Angeles. Michael Traum, do Escritório de Serviços de Emergência da Califórnia, informou que 700 pessoas estão abrigadas em nove centros de acolhimento, enquanto 150.000 foram orientadas a deixar suas casas.
Além do esforço local, nove estados americanos estão colaborando no combate às chamas. O contingente inclui 1.354 caminhões de bombeiros, 84 aeronaves e mais de 14.000 profissionais, entre eles bombeiros recém-chegados do México, disse Traum.
*SBT News com informações da Associated Press.