Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Previdência suspende bloqueio de pagamentos por falta de prova de vida por seis meses. Saiba o que muda

Governo prorroga até 14 de fevereiro de 2026 o prazo para aposentados e pensionistas contestarem descontos indevidos no INSS.
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Ministério da Previdência Social anunciou, nesta sexta-feira (17), uma nova medida que afeta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Uma portaria publicada pelo órgão suspende, por seis meses, os bloqueios de pagamento dos beneficiários que não realizaram a prova de vida. A suspensão terá validade a partir de 1º de janeiro de 2025 e poderá ser prorrogada por mais seis meses.

Leia também:
Aposta do interior de São Paulo ganha sozinha prêmio milionário da Mega-Sena

De acordo com o INSS, notícias falsas circulam afirmando que os aposentados e pensionistas devem realizar novamente a prova de vida presencialmente ou por conta própria. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, esclareceu que desde 2023 o órgão assumiu a responsabilidade de comprovar que os beneficiários continuam vivos, utilizando cruzamento de dados com outras bases governamentais. “O dever de provar que os beneficiários estão vivos é do INSS. Estamos ampliando parcerias para fortalecer o batimento de informações”, afirmou.

Até dezembro de 2024, os resultados dessa iniciativa foram considerados positivos. Segundo o INSS, 36,9 milhões de beneficiários estavam elegíveis para a prova de vida no último ano, dos quais 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados automaticamente por meio de cruzamentos com bases oficiais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Beneficiários devem estar atentos a golpes

O INSS alerta os aposentados e pensionistas sobre golpes que se utilizam do tema da prova de vida para aplicar fraudes. O órgão enfatizou que não envia servidores à casa das pessoas e que também não entra em contato por mensagens de celular ou redes sociais pedindo informações. Golpistas têm usado estratégias para obter dados pessoais, como números de documentos e senhas, e aplicá-los na realização de empréstimos fraudulentos.

Por fim, o instituto reforça que não há necessidade de deslocamento até uma agência do INSS para a realização da prova de vida, já que o sistema de comprovação ocorre automaticamente por meio de cruzamento de informações em bases governamentais.

Notícias relacionadas

Economia

O Pix completa 5 anos neste domingo (16) e segue transformando a forma como os brasileiros lidam com pagamentos, transferências e serviços financeiros. Desde...

Brasil

A CPMI do INSS ouvirá, nesta segunda-feira (3), o presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira da...

Economia

Usuários do Pix relataram instabilidade em diferentes regiões do país nesta segunda-feira (20),. As interrupções afetaram transferências e pagamentos, coincidentemente no mesmo dia em...

Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta quarta-feira (15) a suspensão do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB), iniciativa criada para reduzir...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO