Economia

IPCA-15: alta de 0,11% em janeiro reflete pressão dos alimentos, como tomate e café

Foto: Divulgação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) registrou alta de 0,11% em janeiro, contrariando a expectativa de deflação do mercado e mantendo a pressão inflacionária no país. O aumento nos preços dos alimentos foi novamente o principal responsável pela elevação do IPCA-15, com o grupo de alimentação e bebidas subindo 1,06%. O índice é considerado a prévia da inflação.

Leia também:
Procon Natal registra aumento de 4% na lista de material escolar

O resultado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa uma desaceleração em relação ao mês anterior, quando o índice teve um aumento de 0,34%. Em janeiro do ano passado, o IPCA-15 registrou 0,31%.

A inflação acumulada nos últimos 12 meses ficou em 4,5%, acima da meta do Banco Central, que é de 3%.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Dentro do grupo de alimentação e bebidas, a alimentação em domicílio teve a maior alta, de 1,1%, impulsionada principalmente pelo preço do tomate, que subiu 17,12%, e do café moído, com aumento de 7,07%.

Embora a alimentação fora do domicílio também tenha registrado alta, a variação foi mais moderada, de 0,93%, uma desaceleração em relação aos 1,23% de dezembro. Mesmo assim, o custo de refeições e lanches ainda afeta consideravelmente o bolso do consumidor.

O grupo de transportes também contribuiu para o aumento do índice, com destaque para as passagens aéreas, que subiram 10,25%, e o aumento nos combustíveis, como o etanol e o diesel.

Grupos avaliados no IPCA-15:

  •  Alimentação e bebidas: +1,06%
  • Transportes: +1,01%
  • Habitação: -3,43%
  • Artigos de residência: +0,72%
  • Vestuário: +0,46%
  • Saúde e cuidados pessoais: +0,64%
  • Despesas pessoais: +0,40%
  • Educação: +0,25%
  • Comunicação: +0,15%

Preços dos alimentos

Nesta sexta-feira (24), o presidente Lula convocou uma reunião entre ministros para discutir medidas que possam reduzir o avanço dos preços dos alimentos, especialmente com foco em alimentos básicos.

Entre as ações estudadas pela equipe econômica estão mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e a diversificação das culturas agrícolas por meio do Plano Safra, para diminuir a dependência de uma única região. Além de revisão em taxas de benefícios como vale-alimentação e vale-refeição. A expectativa é que as medidas sejam anunciadas até o fim do dia.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

SBT News

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

Morre aos 70 anos, Walter Byron Dore Júnior, integrante de uma das famílias mais tradicionais da indústria de bebidas do Nordeste. A Dore Refrigerantes...

Economia

As corridas por aplicativo mais caras deixaram de ser apenas sensação no bolso e passaram a ser um dado oficial. Os números do IPCA...

Economia

Natal se consolidou entre os destinos  mais buscados do Brasil ao longo de 2025. O resultado reflete uma série de ações estratégicas desenvolvidas pela...

Cidades

A Prefeitura do Natal prorrogou o prazo para pagamento antecipado do IPTU 2026 Natal com desconto de 16%. O decreto foi publicado em edição...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile