Cidades

Engorda da Praia de Ponta Negra altera perfil das ondas e zona de surf. Entenda

Foto: Emanuel Amaral

A recente engorda da Praia de Ponta Negra trouxe mudanças significativas na dinâmica das ondas e na configuração da faixa de areia. Com o aterro hidráulico, a faixa de areia se aproximou do local onde as ondas se formavam e quebravam, reduzindo a zona de arrebentação e alterando a experiência dos banhistas e surfistas.

Leia também:
Seinfra anuncia próximos passos para melhorias em Ponta Negra após conclusão da obra de engorda

De acordo com o professor Dr. Marcelo Chaves, do Programa de Monitoramento da Hidrodinâmica Costeira, esse fenômeno ocorre porque as ondas, ao se formarem, sofrem influência do novo perfil subaquático gerado pela engorda. Como resultado, elas tendem a quebrar mais próximas da linha de costa, criando cavas e tornando a região crítica para banho, especialmente na maré alta.

Toda praia que passa por um processo de engorda leva tempo para atingir um novo perfil de equilíbrio. Segundo Chaves, a estabilização da Praia de Ponta Negra pode levar de dois a três anos, período no qual ocorrerão ajustes na linha de costa e nas divisões entre os compartimentos de relevo, como estirâncio e antepraia.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Antes da engorda, a Praia de Ponta Negra apresentava trechos sem compartimentos essenciais como pós-praia e estirâncio, o que permitia maior espraiamento das ondas. No entanto, a intervenção era necessária para conter a erosão costeira e recuperar espaço para turistas, moradores e comerciantes. Com a ampliação da faixa de areia, a maré alta agora não ultrapassa o calçadão, mas a zona de surf foi reduzida, impactando diretamente a prática do esporte na região.

O impacto desse processo pode ser comparado ao de Balneário Camboriú (SC), que também passou por uma engorda. Lá, bancos de areia (bermas) se formaram após a obra e, ao longo do tempo, foram sendo remodelados pela dinâmica costeira. O mesmo pode ocorrer em Ponta Negra, mas ainda é incerto se a zona de surf se expandirá novamente ou se as ondas terão o mesmo padrão de antes.

Por enquanto, surfistas profissionais podem buscar outros locais, enquanto iniciantes poderiam contar com alternativas como a construção de um Surf Park, proposta semelhante à de Balneário Camboriú.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Esportes

O ídolo do surfe brasileiro Ricardo Bocão conquistou o título da categoria 60+ no Circuito Pernambucano de Surf 2025, realizado na praia do Cupe,...

Cidades

Um idoso de 81 anos foi atropelado por um patinete elétrico enquanto caminhava no calçadão de Ponta Negra, em Natal. O caso aconteceu na...

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta quinta-feira (25), a 2ª fase da Operação “Luxo Fraudado”, com o objetivo de desarticular...

Natal

O Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão recebeu, nesta quinta-feira (25), a solenidade em homenagem ao Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile