Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Natal amplia vacinação contra HPV para pessoas com até 19 anos

Foto: SMS

A Prefeitura de Natal anunciou a ampliação da faixa etária para a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). Agora, além do público infantil e adolescente, jovens de até 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante podem buscar um dos pontos de vacinação na cidade para garantir a proteção contra a doença.

Leia também:
RN encerra mês de janeiro com mais de 500 casos prováveis de dengue

O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, incluindo o de colo do útero, pênis, ânus e boca. A vacina disponibilizada na rede pública é quadrivalente, protegendo contra os tipos virais 6, 11, 16 e 18 – sendo os dois últimos responsáveis por cerca de 71% dos casos de câncer do colo do útero e mais da metade dos casos de outros cânceres associados ao HPV.

Quem pode se vacinar?

O esquema vacinal segue a recomendação do Ministério da Saúde e prevê:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • Dose única para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos.
  • Dose única também para jovens de 15 a 19 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não foram imunizados.

Além disso, a vacina está disponível para grupos prioritários, que precisam receber de duas a três doses, conforme orientação médica. Entre os grupos elegíveis estão:

  • Pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR).
  • Pacientes oncológicos, transplantados e vítimas de violência sexual.
  • Pessoas de 15 a 45 anos que fazem uso da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP).
  • Indivíduos imunocomprometidos e pessoas de 9 a 45 anos vivendo com HIV e Aids.

Onde se vacinar?

A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h.

Para quem busca mais comodidade, há pontos extras nos shoppings:

  • Midway Mall e Partage Norte Shopping – Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h.

Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e cartão de vacina.

Proteção e prevenção

A chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), Veruska Ramos, reforça a importância da imunização, principalmente para jovens de 15 a 19 anos que não receberam a vacina quando eram público-alvo.

“A vacinação contra o HPV é uma grande aliada no combate à infecção e traz uma proteção essencial. O vírus está diretamente ligado a diversos tipos de câncer, e esta é uma oportunidade para garantir a imunização e prevenir complicações futuras”, enfatizou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Uma mulher foi baleada neste sábado (12), na comunidade do Passo da Pátria, zona Leste de Natal. Segundo relatos de moradores, o disparo teria...

Política

Por volta das 17h40, o ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o Hospital Rio Grande em Natal, rumo ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante, onde...

Política

O hospital Rio Grande acabou de divulgar um novo boletim médico atualizado a condição de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro que está internado na...

Brasil

O médico de confiança do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Dr. Cláudio Biroline, chegou a Natal na madrugada deste sábado (12), para acompanhar de perto...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO