A Prefeitura de Natal anunciou a ampliação da faixa etária para a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). Agora, além do público infantil e adolescente, jovens de até 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante podem buscar um dos pontos de vacinação na cidade para garantir a proteção contra a doença.
Leia também:
RN encerra mês de janeiro com mais de 500 casos prováveis de dengue
O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, incluindo o de colo do útero, pênis, ânus e boca. A vacina disponibilizada na rede pública é quadrivalente, protegendo contra os tipos virais 6, 11, 16 e 18 – sendo os dois últimos responsáveis por cerca de 71% dos casos de câncer do colo do útero e mais da metade dos casos de outros cânceres associados ao HPV.
Quem pode se vacinar?
O esquema vacinal segue a recomendação do Ministério da Saúde e prevê:
- Dose única para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos.
- Dose única também para jovens de 15 a 19 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não foram imunizados.
Além disso, a vacina está disponível para grupos prioritários, que precisam receber de duas a três doses, conforme orientação médica. Entre os grupos elegíveis estão:
- Pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR).
- Pacientes oncológicos, transplantados e vítimas de violência sexual.
- Pessoas de 15 a 45 anos que fazem uso da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP).
- Indivíduos imunocomprometidos e pessoas de 9 a 45 anos vivendo com HIV e Aids.
Onde se vacinar?
A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h.
Para quem busca mais comodidade, há pontos extras nos shoppings:
- Midway Mall e Partage Norte Shopping – Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e cartão de vacina.
Proteção e prevenção
A chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), Veruska Ramos, reforça a importância da imunização, principalmente para jovens de 15 a 19 anos que não receberam a vacina quando eram público-alvo.
“A vacinação contra o HPV é uma grande aliada no combate à infecção e traz uma proteção essencial. O vírus está diretamente ligado a diversos tipos de câncer, e esta é uma oportunidade para garantir a imunização e prevenir complicações futuras”, enfatizou.