Economia

Tarifas de Trump derrubam bolsas, enquanto dólar sobe com temor de guerra comercial

Bolsa de valores | Reprodução

As bolsas despencaram nesta segunda-feira (3), refletindo a apreensão global diante das novas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As medidas afetam importações do Canadá, México e China, aumentando temores de uma guerra comercial que pode frear o crescimento econômico mundial.

Segundo a Reuters, o índice pan-europeu STOXX 600 caiu 1,3%, registrando a maior perda diária do ano. Nos Estados Unidos, os ativos futuros de Wall Street para o S&P 500 e do Nasdaq, referência para o setor de tecnologia, recuaram 1,6%. Já o índice Russell 2000, que reúne empresas menores e vinha sendo beneficiado pelas políticas de Trump, caiu 2,23%.

Setores mais afetados
Ainda segundo a Reuters, as montadoras europeias, vulneráveis às barreiras comerciais, perderam mais de 3% em valor de mercado. O setor de tecnologia também foi fortemente impactado, com queda superior a 2%. No mercado cambial, o euro caiu 0,9%.

Isso porque, ao assinar três ordens executivas que resultaram na aplicação de tarifas de 25% sobre produtos mexicanos e canadenses e uma taxa de 10% sobre mercadorias chinesas, Trump também deu como certo a imposição de novas tarifas para a União Europeia.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

No Reino Unido, o FTSE 100 caiu 1,4%, enquanto a libra esterlina recuou 0,4% após Trump sugerir que o país poderia escapar das novas tarifas, mas sem garantir isenção total. “Vamos ver como isso se desenrola. Pode afetar o Reino Unido, mas certamente atingirá a União Europeia”, declarou o presidente norte-americano.

O peso mexicano, de acordo com a Reuters, despencou 2%, atingindo o menor valor em quase três anos. Em resposta, México e Canadá, também afetado pela medida, anunciaram tarifas retaliatórias. No Canadá, supermercados passaram a identificar produtos importados dos EUA e produtos feitos no país. O primeiro-ministro, Justin Trudeau, pediu aos canadenses para fazerem sua parte.

A tensão causada pelas medidas de Trump fez com que a cotação do dólar se elevasse globalmente, com a maioria dos investidores vendendo ações e comprando dólares.

No Japão, o Nikkei encerrou o pregão com queda de 3%. Na Austrália, onde a bolsa é vista como termômetro da economia chinesa, a queda foi de 1,8%, segundo o boletim da Reuters.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

SBT News

Notícias relacionadas

Brasil

Metade dos brasileiros acha que “tarifaço” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prejudica economia do Brasil, segundo mostram dados de pesquisa Ipsos-Ipec divulgada...

Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende lançar um “programa de autodeportação” para incentivar imigrantes ilegais a deixarem o país. Segundo...

Mundo

A administração do presidente Donald Trump anunciou, na noite de sexta-feira (11), a exclusão de diversos eletrônicos como smartphones e laptops das chamadas ‘tarifas...

Mundo

As principais bolsas de valores asiáticas abriram em queda nesta sexta-feira (11). O resultado veio após o governo dos Estados Unidos esclarecer que as...

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile