A Prefeitura do Natal se reuniu nesta quarta-feira (5) com representantes da Secretaria Municipal de Governo, da Secretaria de Defesa Social e da Defesa Civil para definir estratégias de enfrentamento e resposta rápida em caso de aumento das precipitações.
Leia também:
Inmet renova alerta de perigo de chuvas intensas para todo o RN
O secretário de Governo, Sérgio Freire, destacou que a iniciativa segue a determinação do prefeito Paulinho Freire. “Demos sequência ao pedido do prefeito para que todas as medidas necessárias sejam tomadas a fim de reduzir os efeitos das chuvas na cidade. Trouxemos a Semdes e a Defesa Civil para coordenar as providências nesse sentido”, explicou.
Entre as ações já em andamento, estão a limpeza das lagoas de captação, manutenção das bombas de drenagem, reforço na desobstrução de bueiros, além da verificação dos estoques de itens básicos da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), como cestas básicas, lençóis, materiais de higiene e água potável. Também estão sendo identificadas ligações clandestinas de esgoto e possíveis locais de abrigo para pessoas desalojadas.
Além disso, a Prefeitura intensificou o monitoramento do trânsito para evitar congestionamentos e situações de risco em áreas alagadas. “Estamos classificando todas as necessidades urgentes junto a cada secretaria e mantendo tudo em alerta para que, se houver necessidade, possamos agir com rapidez e eficiência no atendimento à população”, afirmou Sérgio Freire.
O secretário reforçou que o planejamento já está estruturado e que cada pasta sabe exatamente como atuar diante de uma emergência. “Temos um plano de ação definido e cada órgão envolvido conhece seu papel. Nesta reunião, revisamos e reorganizamos pontos essenciais para garantir que, caso ocorra uma emergência, o impacto para a população seja o menor possível”, pontuou.
Além da atuação das secretarias municipais, a Defesa Civil de Natal está buscando apoio de instituições como o Corpo de Bombeiros, que são parceiros estratégicos em situações de emergência. A Prefeitura segue monitorando a situação e reforçando as medidas para garantir a segurança dos moradores da capital.