O projeto Natal Praia Inclusiva ganhou espaço com a engorda de Ponta Negra, mais que suficiente para uma nova modalidade esportiva: o vôlei sentado. Também conhecido como vôlei adaptado, é um esporte paralímpico desde 1980. Homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção podem praticar a modalidade, que tem como principal regra a obrigação de manter o contato com o solo o tempo todo.
“É uma modalidade muito conhecida no Brasil e no mundo, mas ainda com pouco destaque no paradesporto potiguar. Agora, com uma faixa de areia extensa em Ponta Negra, ganhamos a oportunidade de praticar o volei sentado independente da maré, e acredito que isso vai dar mais visibilidade ao esporte”, diz Dário Gomes, presidente da Sadef.
Ele lembra ainda que as atividades tradicionais do Praia Inclusiva estão mantidas, desde o banho de mar assistido para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e atividades esportivas e de lazer. O projeto continua acontecendo todos os sábados e domingos, das 8h às 12h, com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, Governo do Estado, Caern, Prefeitura de Natal, vereador Tércio Tinoco, Uninassau, Endocenter, ArtMed, Adapte, Grupo Unimetais, SESI e Sterbom.
Já no sábado às 14h, a Sadef vai promover um jogo de futebol de amputados, para homens e mulheres. “Já temos um time masculino na associação, e agora estamos em busca especialmente de mulheres para formar uma equipe também”, explica Dário. Na modalidade, o goleiro é amputado ou deficiente de um dos braços e os atletas de linha são amputados ou deficientes de uma das pernas. Os jogos são disputados em campo society, com 7 jogadores de cada lado. A partida acontece na Associação dos Servidores da Caern – ASSEC, que fica ao lado do IMD, no Campus Central da UFRN.