Diante das fortes chuvas que atingiram Natal e da previsão de novas precipitações para o fim de semana, o prefeito Paulinho Freire determinou que todas as secretarias municipais funcionem em regime de plantão. A decisão foi tomada após uma reunião, nesta sexta-feira (07), no Palácio Felipe Camarão, com secretários das pastas envolvidas na prevenção e mitigiação dos impactos das chuvas.
Leia também:
Seinfra esclarece alagamento na Praia de Ponta Negra após fortes chuvas em Natal
Prefeitura reforça medidas preventivas
Segundo Paulinho Freire, as equipes estão em alerta e atuando nas ruas para minimizar os impactos das precipitações. “Reunimos as secretarias para um balanço desses últimos dias e para dar um direcionamento com relação às próximas ações. Estamos em alerta com as equipes na rua e de plantão para qualquer eventualidade. Além disso, seguimos com o trabalho de prevenção, que foi muito eficaz, mesmo com Natal tendo sido atingida por uma precipitação de quase 120 milímetros em 24 horas, como aconteceu em Ponta Negra”, explicou o prefeito. Para efeito de comparação, a Emparn informa que a média histórica de chuvas para todo o mês de fevereiro é de 111mm.
Limpeza e drenagem minimizaram alagamentos
O prefeito destacou que as medidas preventivas adotadas evitaram transtornos maiores para a população. “O trabalho que está sendo feito pela Seinfra nas lagoas, a limpeza e desobstrução do sistema de drenagem foram essenciais para evitar problemas mais graves. Em duas semanas, para termos uma noção, foram retiradas mais de mil toneladas de lixo e entulhos das ‘bocas de lobo’ e redes de drenagem. A maioria das redes estava com 90% de obstrução por lixo e resíduos, o que acaba provocando alagamentos. Estamos intensificando esse trabalho e buscando mais caminhões de sucção para melhorar ainda mais”, antecipou Freire.
Ainda segundo o prefeito, graças a essas ações, vias que costumavam alagar, como a Avenida Afonso Pena, resistiram bem, apesar do grande volume de água. O local passou por recente serviço de desobstrução da rede de drenagem.
Obras e novos equipamentos para evitar novos alagamentos
Outro fator essencial na redução de alagamentos foi o trabalho de limpeza das lagoas, monitoramento por câmeras e manutenção das bombas. “Das 82 lagoas que temos na cidade, apenas a Acaraú, na Zona Norte, transbordou. Isso tende a não acontecer mais, pois até maio vamos concluir a obra de drenagem na rua Nossa Senhora do Ó e tudo estará resolvido. Também autorizei a aquisição de novos equipamentos e bombas para continuar esse trabalho”, garantiu o prefeito.
Com a intensificação das chuvas prevista para os próximos dias, a Prefeitura de Natal segue monitorando a situação e adotando medidas para evitar impactos negativos à população.