O Governo do RN inaugurou nesta sexta-feira (07) o primeiro serviço regional de ortopedia para casos de baixa e média complexidade na Região Metropolitana de Natal. A nova unidade funcionará no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba.
Leia também:
Municípios do RN aprovam criação da barreira ortopédica no estado
A criação do serviço visa reduzir a superlotação do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, que recebe uma grande demanda de casos que poderiam ser resolvidos antes de chegar à maior urgência do estado. Somente entre janeiro e agosto do ano passado, mais de dois mil atendimentos desse tipo foram registrados no Walfredo. Agora, pacientes de Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, São José de Mipibu, Parnamirim e Ceará-Mirim terão essa alternativa mais próxima. O Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho foi a unidade escolhida para receber a nova estrutura.
O serviço foi viabilizado com um financiamento de R$ 10,8 milhões, garantido pelo Ministério da Saúde através de uma portaria publicada em dezembro. Além disso, os municípios se comprometeram a formalizar um consórcio nos próximos meses para garantir a gestão compartilhada da unidade.
A nova barreira ortopédica conta com uma estrutura completa para atender os pacientes: sala cirúrgica, duas enfermarias, sala de pequenos procedimentos, central de esterilização, sala de gesso, raio-x e consultório médico. O atendimento é voltado para casos de baixa e média complexidade, como pequenas fraturas, e será regulado conforme a demanda dos municípios da Região Metropolitana.