Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Febre amarela: novo tratamento contra doença pode reduzir risco de morte em até 84%

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Um novo tratamento contra febre amarela pode reduzir em até 84% a taxa de mortalidade da doença. Desenvolvida por Pesquisadores do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), a pesquisa foi publicada na revista científica Tropical Medicine and Infectious Disease.

Como foi feito o estudo?

O estudo analisou os efeitos da troca plasmática terapêutica (TPE, na sigla em inglês) em pacientes com insuficiência hepática aguda, quando o fígado já não é capaz de sangue – uma complicação grave da febre amarela. O objetivo dos pesquisadores era avaliar se diferentes estratégias de TPE seriam capazes de melhorar o prognóstico (evolução da doença) nos pacientes.

Com isso, os pesquisadores dividiram os participantes em três grupos:

  • Recebeu apenas tratamento padrão em terapia intensiva;
  • Recebeu o tratamento padrão com TPE em alto volume por três dias consecutivos;
  • Recebeu tratamento padrão com TPE intensivo, incluindo duas sessões diárias e infusão adicional de plasma fresco congelado.
  • Resultado? O último grupo apresentou uma taxa de mortalidade significativamente menor (14%), enquanto o grupo 1 teve 85% e o grupo 2, 82%.

Pelos dados obtidos, os cientistas consideram que a troca plasmática terapêutica pode ser uma alternativa eficaz para reduzir a letalidade da febre amarela em sua forma grave.

No entanto, segundo eles, mais estudos são necessários para confirmar os benefícios e estabelecer diretrizes para a aplicação do método, uma vez que a pesquisa analisa um pequeno número de participantes.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O que é a febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda. A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre). No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Ae. aegypti) infectados. No ciclo silvestre, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres.

Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver alguns sintomas, como febre, icterícia, hemorragia e insuficiência de múltiplos órgãos. No geral, cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem febre amarela grave podem morrer.

De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento da febre amarela é apenas sintomático, com assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para reduzir as complicações e o risco de óbito.

Como se prevenir?

A secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS) Ethel Maciel aponta que a vacina é a principal ferramenta de prevenção da febre amarela. O imunizante, aplicado em uma dose, é ofertado no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina é recomendada para todas as pessoas, com exceção para:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • Crianças menores de 9 meses de idade;
  • Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade;
  • Pessoas com alergia grave ao ovo;
  • Pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350;
  • Pessoas em de tratamento com quimioterapia/ radioterapia;
  • Pessoas portadoras de doenças autoimunes;
  • Pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo).

SBT News

Notícias relacionadas

Saúde

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo, desenvolveu um composto químico com potencial para tratamento da doença de Alzheimer. Testes pré-clínicos com...

Cidades

O município de Parnamirim se torna pioneiro no estado em oferecer tratamento médico veterinário gratuito para gatos com esporotricose, uma doença grave e de...

Saúde

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (16) a Campanha Nacional de Enfrentamento à Sífilis, com o tema “Sífilis tem cura – Faça o...

Saúde

Crianças e adolescentes de até 15 anos devem atualizar a caderneta de vacinação. O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (1) a Campanha Nacional...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO