O Vaticano atualizou a situação médica do Papa Francisco – diagnosticado com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Segundo comunicado publicado na noite de segunda-feira (17), o pontífice segue sem febre e com o tratamento prescrito, numa condição clínica classificada como “estável” pelos médicos.
“O Santo Padre continua apirético e prossegue com a terapia prescrita. Sua condição clínica é estável. Esta manhã, ele recebeu a Eucaristia e depois se dedicou a algumas atividades de trabalho e à leitura de textos”, diz a nota da Santa Sé.
A sala de imprensa comunicou ainda que o papa está comovido com as numerosas mensagens de afeto que vem recebendo. O pontífice expressou gratidão pelo carinho do público, em particular àqueles que também estão hospitalizados e enviaram desenhos e mensagens de pronta recuperação, e disse que reza por todos.
Francisco foi internado na última sexta-feira (14), no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, para realizar o tratamento de uma bronquite que o atingia há vários dias. Após exames, foi constatado que seu quadro tratava-se de uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias – que ocorre quando um microrganismo afeta o sistema respiratório.
O quadro é delicado, uma vez que, além da idade avançada, 88 anos, o pontífice teve parte de um dos pulmões removido ainda jovem. A última vez que ele teve o agravamento de um quadro de bronquite bacteriana foi em 2023, quando ficou internado por três dias.