O estado de saúde do Papa Francisco, internado desde a última sexta-feira (14) para tratar um quadro respiratório, apresentou uma “leve melhora”, segundo novo boletim médico divulgado pelo Vaticano nesta quarta-feira (19). Os exames de sangue indicam uma redução nos índices inflamatórios, e o estado geral do pontífice, de 88 anos, é considerado estável.
Leia também:
Papa Francisco está estável e prossegue tratamento, diz Vaticano
Apesar da condição de saúde delicada, Francisco manteve sua rotina matinal, leu jornais e participou de atividades com colaboradores próximos. Antes do almoço, também recebeu a Eucaristia, celebração da presença de Jesus Cristo no pão e no vinho consagrados.
Essa não é a primeira vez que o Papa enfrenta problemas respiratórios.
Francisco teve parte dos pulmões removido quando tinha 21 anos. O último agravamento de um quadro respiratório foi em março de 2023, em uma bronquite bacteriana quando passou três noites do hospital e foi tratado com antibióticos. Meses depois, também precisou tratar uma inflamação pulmonar associada a dificuldades respiratórias.
Dessa vez, inicialmente o diagnóstico apontava para um quadro de bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Na noite da terça-feira (20), o pontífice realizou uma tomografia, que revelou uma pneumonia bilateral.
SBT News