Educação

Professores do RN aprovam indicativo de greve para a próxima terça-feira (25)

Foto: Divulgação/Sinte-RN

Os professores da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte aprovaram, nesta quarta-feira (19), o indicativo de greve em Assembleia Geral coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE-RN). A categoria reivindica o pagamento integral do reajuste de 6,27% do Piso Salarial de 2025 e definiu nova Assembleia para a próxima terça-feira (25) quando a deflagração da greve será votada.

Leia também:
Ministério da Educação reajusta piso salarial de professores para R$ 4.867,77

Proposta e impasse com o governo

Durante a Assembleia, realizada em frente à Governadoria, no Centro Administrativo, os trabalhadores também elaboraram uma contraproposta para que o reajuste seja implementado integralmente a partir de março. O documento será apresentado formalmente ao governo do estado.

A proposta inicial do governo, discutida em audiência na noite de 18 de fevereiro com mediação do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), sugeria a implementação do piso para ativos e aposentados em duas etapas:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • 2% em março de 2025;
  • 4,27% em dezembro de 2025.

No entanto, a proposta não contemplava o pagamento de valores retroativos, o que gerou forte rejeição por parte da categoria. Apesar disso, os educadores reconheceram um avanço na garantia de aplicação do reajuste na carreira, com integridade e paridade, uma reivindicação histórica do SINTE-RN.

Caminho para a greve

Os professores decidiram manter o indicativo de greve como forma de pressionar o governo a atender não apenas o reajuste salarial, mas também outras demandas, como o pagamento dos retroativos dos pisos de 2023 e 2024 e a revisão do plano de cargos, carreira e remuneração dos profissionais da educação.

Durante a Assembleia, foi formada uma comissão de trabalhadores que acompanhará as negociações entre o SINTE-RN e o governo até a próxima reunião no dia 25 de fevereiro, quando a greve poderá ser oficialmente decretada caso não haja avanço nas tratativas.

Notícias relacionadas

Educação

Foi oficializada nesta sexta-feira (12) a criação da Carteira Nacional de Docente do Brasil (CNDB), por meio da Lei 15.202, publicada no Diário Oficial...

Política

O ex-deputado Rafael Motta anunciou, em post no Instagram, que recebeu alta hospitalar na tarde desta sexta-feira (12), após passar por internação e procedimentos...

Polícia

A Polícia Civil investiga um grupo criminoso que aplicava golpes na internet por meio da venda de diplomas falsos e cursos inexistentes. As vítimas...

Polícia

Dois crimes de feminicídio aconteceram em menos de 24 horas em diferentes cidades do Rio Grande do Norte, neste final de semana, revelando a...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile