“A loja física não pode mais se limitar a realizar vendas, é preciso ir além, promover experiências valorizando os cinco sentidos do cliente”. A frase é de Mariana Carvalho, sócia e membro do conselho da Ancar Ivanhoe – uma das maiores plataformas de shopping center de capital privado no Brasil. Durante sua apresentação no Pós-NRF Ancar, ocorrido no Natal Shopping na manhã desta quinta-feira (20), dividiu as inspirações colhidas durante na 115ª edição da NRF Retail’s Big Show (National Retail Federation), que acontece anualmente no mês de janeiro em Nova York, nos Estados Unidos. De lá saem as principais percepções e tendências que impactam o setor.
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Foto: Divulgação
Ela dividiu exemplos de marcas mundiais que investiram em seus pontos físicos para encantar e fidelizar seus clientes, como forma de compensar as facilidades oferecidas pelo ambiente de compra virtual. “Após momentos em que tanto se falou que a loja física ia acabar, hoje vemos marcas que começaram no online passando a valorizar e investir na loja física, porque entenderam que é onde acontece a conexão com o cliente”, pontua.
Realizada em parceria com o Reclame Aqui e a FFX Group, a Pós-NRF Ancar está circulando o país levando os aprendizados divididos na maior feira de varejo do mundo que, além de Mariana Carvalho, conta também com palestras dos executivos Gustavo Schifino, diretor de Novos Negócios na Linx/Stone Software e Tiago Mello, CEO Mercantil Marketplace.
Mariana Carvalho enfatizou que “o futuro do varejo físico está nesta adaptação constante às novas demandas dos consumidores, que precisam ser ouvidos com atenção”. Como resultado dessa escuta ativa, como ela esclareceu, as lojas físicas estão se reinventando, promovendo collabs, eventos e ações que fortalecem a comunidade da marca, agregando um valor inestimável, ainda mais se é interligado de forma genuína ao propósito da marca.
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Foto: Divulgação
A executiva destacou o conceito de “loja como experiência”, onde os clientes podem testar produtos, vivenciar a essência da marca de forma interativa e contar com consultoria especializada. “O grande desafio dos lojistas – que é também uma oportunidade de se diferenciar dos concorrentes – é agir de forma assertiva para garantir que seus espaços se tornem destinos atrativos e relevantes no varejo moderno, e não apenas o local onde o cliente adquire um produto”, explica.
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