A Uber lançou na quarta-feira (19) uma ferramenta que permite o motorista de aplicativo bloquear passageiros considerados “problemáticos”. O recurso será disponibilizado aos poucos, mas a plataforma garante que estará funcionando para todos os condutores no Carnaval.
Leia também:
Avião da Latam colide com ave no Rio e fica com o bico destruído
Com a atualização, ao avaliar o passageiro com uma estrela, o bloqueio acontece de forma automática, impedindo que o motorista receba chamadas desse passageiro novamente. O bloqueio é opcional quando a avaliação ao usuário é de duas ou três estrelas. Não é possível bloquear o passageiro quando é atribuída a nota quatro ou cinco estrelas, pois isso quer dizer que a experiência foi satisfatória.
A empresa diz que a decisão serve para “melhorar a experiência dos parceiros e tornar o sistema de avaliação mais eficaz”. A proximidade da data de lançamento da ferramenta com o Carnaval não é por acaso. Segundo a empresa, a época da festa popular é conhecida por ser um período marcado por excessos por parte dos passageiros.
A Uber sugere uma série de condutas aos passageiros para tornar a viagem mais agradável – e evitar um bloqueio. Confira a lista:
- Não consumir bebida alcoólica no carro: a bebida pode cair no veículo e atrapalhar a experiência dos próximos passageiros;
- Tomar cuidado com o glitter: sujar o veículo pode exigir que o motorista pare de fazer viagens para limpar o carro, isso pode acarretar numa cobrança extra da taxa de limpeza;
- Seguir as leis de trânsito e usar o cinto de segurança: é obrigatório tanto para passageiros como para motoristas;
- Tratar o condutor com respeito, mantendo conversas casuais, sem agressividade, perguntas pessoais;
- Não bater a porta do carro;
- Ser pontual: sempre estar no local de embarque no momento em que o motorista chegar. Caso ocorra um imprevisto, utilize a ferramenta de mensagem para informar sobre o contratempo.
SBT News