Brasil

Saiba quais as vantagens de se cadastrar no Celular Seguro

Foto: Divulgação

O furto ou a perda de um celular pode trazer grandes transtornos, desde prejuízos financeiros até o risco de exposição de dados. Para minimizar esses problemas e a atratividade desse tipo de crime, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) criou o programa Celular Seguro. Ao se cadastrar, os cidadãos contam com um mecanismo eficiente para bloquear rapidamente o aparelho subtraído e aumentar as chances de recuperação.

A adesão ao Celular Seguro oferece alguns benefícios, que tornam a experiência mais segura e confiável para os usuários. Saiba quais são as principais vantagens:

Bloqueio rápido e eficiente: ao registrar um alerta no sistema, o aparelho roubado, furtado ou extraviado é imediatamente bloqueado, impedindo que criminosos utilizem informações ou realizem transações indevidas.

Facilidade de recuperação: por meio do Modo Recuperação, o aplicativo pode bloquear a linha telefônica e as contas vinculadas às instituições parceiras sem desativar o IMEI do aparelho. Na prática, isso significa conferir a possibilidade de recuperação do aparelho pelas polícias civis, na medida em que permite que o aparelho celular possa retornar à rede de telefonia, imediatamente após a instalação de um novo chip.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Proteção de dados pessoais: com o bloqueio imediato, aplicativos bancários, redes sociais e outros serviços sensíveis são inutilizados, evitando fraudes e acessos indevidos.

Pessoas de Confiança: caso o usuário não consiga registrar o alerta imediatamente, um amigo ou familiar cadastrado como “Pessoa de Confiança” pode fazer isso, agilizando a proteção do dispositivo.

Integração com empresas parceiras: o sistema notifica bancos e operadoras de telefonia para que eles tomem providências e minimizem os danos, bloqueando serviços financeiros e de telecomunicação rapidamente.

Adesão ao programa (Dados atualizados até 26 de fevereiro)

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Cidadãos cadastrados: 2.503.531
Pessoas de Confiança cadastradas: 1.721.381
Alertas de bloqueios registrados: 112.157

Distribuição das ocorrências:

Roubo: 51.617 casos
Furto: 36.450 casos
Perda: 22.709 casos
Outros: 1.381 casos

Passo a passo: como usar o Celular Seguro?

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

1.⁠ ⁠Baixe o aplicativo no Google Play (Android) ou na App Store (iOS);
2.⁠ ⁠Faça login com sua conta Gov.br (caso não tenha, crie uma rapidamente no site do Governo Federal);
3.⁠ ⁠Aceite os termos de uso e conheça as instituições participantes;
4.⁠ ⁠Cadastre seus dispositivos e defina Pessoas de Confiança para ajudarem no bloqueio, se necessário; e
5.⁠ ⁠Em caso de roubo, furto ou perda, acione a Pessoa de Confiança para que ela acione o alerta e selecione o tipo de bloqueio desejado.

Ministério da Justiça

Notícias relacionadas

Política

Dois projetos de lei que endurecem penas para furto, roubo e estelionato aguardam votação no Plenário do Senado. As propostas já foram aprovadas na...

Polícia

A Operação Verão 2026 resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de furto em um veículo estacionado na Praia de Pirangi do...

Sem categoria

As motos recuperadas em São João do Sabugi mobilizaram equipes do Comando de Policiamento Regional II e do 6º Batalhão de Polícia Militar na...

Brasil

Entrou em vigor nesta quinta-feira (11) a Lei nº 15.040/2024, conhecida como Lei do Contrato de Seguro. A nova legislação reforça a segurança jurídica...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile