Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

Suprema Corte dos EUA rejeita pedido de Trump para manter congelamento de ajuda externa

Foto: Patricia Vasconcellos SBT

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou, nesta quarta-feira (5), o pedido do governo do presidente Donald Trump para manter congelados bilhões de dólares em ajuda externa previamente aprovados pelo Congresso. A decisão, tomada por 5 votos a 4, representa um revés para Trump, mas não determina um prazo específico para a liberação dos recursos, permitindo que a Casa Branca continue a contestação em tribunais inferiores.

Leia também:
Trump cita o Brasil para defender política de tarifas em discurso no Congresso dos EUA

A decisão confirma a ordem do juiz distrital Amir Ali, de Washington, que determinou a liberação imediata dos fundos para contratantes e beneficiários de subsídios da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, conhecida como USAID, e do Departamento de Estado. O financiamento, que soma quase US$ 2 bilhões, havia sido suspenso pela administração Trump, impactando projetos humanitários em diversas partes do mundo.

O presidente da Suprema Corte, John Roberts, e a juíza conservadora Amy Coney Barrett votaram junto aos três magistrados liberais, formando a maioria que rejeitou o pedido do governo Trump. Os juízes conservadores Samuel Alito, Clarence Thomas, Neil Gorsuch e Brett Kavanaugh votaram a favor.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Inicialmente, a ordem do juiz Ali previa que o governo liberasse os fundos até 26 de fevereiro, mas Roberts concedeu uma pausa temporária para que a Suprema Corte pudesse avaliar o pedido da administração. Com a decisão desta quarta-feira (5), o tribunal instruiu Ali a esclarecer quais obrigações o governo deve cumprir para garantir a conformidade com a ordem judicial, levando em consideração a viabilidade dos prazos de liberação.

O juiz Ali já marcou uma audiência para esta quinta-feira (6), na qual avaliará o pedido dos autores da ação para uma liminar definitiva. A ordem de restrição temporária que impede a retenção dos fundos segue válida até 10 de março.

A decisão representa um obstáculo para Trump, que, ao reassumir a presidência em 20 de janeiro, determinou a suspensão da ajuda externa por 90 dias, seguindo sua política “América em Primeiro Lugar”.

* SBT News, com informações da Associated Press

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo em rede social no sábado (16) em que aparece plantando uvas no Palácio do...

Mundo

Líderes europeus apoiam Zelensky em uma reunião decisiva com Donald Trump, nesta segunda-feira (18), na Casa Branca. O encontro acontece em meio à pressão...

Mundo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, surpreendeu ao declarar que está disposto a encerrar a guerra na Ucrânia. Putin diz que aceita negociar o...

Mundo

Na sexta-feira (15), os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin encerraram encontro no Alasca sem fechar um acordo para o cessar-fogo na Ucrânia. Apesar...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO